(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China quer que Trump perca as eleições


08/08/2020 00:13

A China preferiria que Donald Trump, considerado por Pequim um personagem "imprevisível", perdesse a reeleição nas presidenciais americanas de novembro e "incrementou seus esforços de ingerência" com vistas à votação, avaliaram nesta sexta-feira (7) os serviços de Inteligência dos Estados Unidos.

O Irã também tenta "debilitar" o atual presidente americano, enquanto a Rússia está interferindo para causar danos à campanha do adversário democrata de Trump, Joe Biden, informou em um comunicado William Evanina, diretor do Centro Nacional de Contra-inteligência e Segurança (NCSC).

"Avaliamos que a China prefere que o presidente Trump, considerado por Pequim como imprevisível, não ganhe as eleições", disse William Evanina, diretor do Centro Nacional de Contrainteligência e Segurança.

"A China vem expandindo seus esforços de influência antes de novembro de 2020 para delinear o ambiente político nos Estados Unidos, pressionando figuras políticas que considera opostas aos interesses da China, e desviando as críticas à China", afirmou Evanina em declaração.

"Pequim reconhece que todos esses esforços podem afetar a campanha presidencial", ressaltou Evanina.

Trump mostrou satisfação com o alerta recebido.

"A China adoraria que tivéssemos uma eleição em que Donald Trump perdesse para o sonolento Joe Biden", declarou o presidente a jornalistas. "Eles sonham com isso, se tornariam os donos de nosso país".

Segundo o funcionário, o Irã está espalhando desinformação nas redes sociais para dividir o país e afetar Trump, enquanto a Rússia interfere para prejudicar a campanha de seu oponente democrata, Joe Biden.

"A Rússia está usando uma série de medidas para difamar o ex-vice-presidente Biden e o que considera um 'establishment' anti-russo", explicou Evanina.

"Isso é consistente com as críticas públicas que Moscou fez dele quando era vice-presidente por seu papel nas políticas em relação à Ucrânia durante o governo Obama e seu apoio à oposição anti-Putin na Rússia", disse ele.

Evanina, alto-funcionário de inteligência que monitora as ameaças eleitorais, não entrou em detalhes sobre a interferência externa.

A inteligência americana descobriu que uma intensa campanha de hackers e nas redes sociais, liderada pela Rússia em 2016, ajudou Trump a vencer a democrata Hillary Clinton.

"Os esforços estrangeiros para influenciar ou interferir em nossas eleições são uma ameaça direta à estrutura de nossa democracia", finalizou Evanina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)