Publicidade

Estado de Minas

Dezoito menores de idade desacompanhados são transferidos da Grécia para a Bélgica


04/08/2020 16:55

Dezoito menores de idade desacompanhados de um campo de imigrantes na Grécia chegaram à Bélgica nesta terça-feira, como parte de um programa coordenado de realocação na Europa, informou a Fedasil, a agência federal belga de acolhimento de solicitantes de refúgio.

Em 8 de maio, o governo belga prometeu hospedar essas 18 crianças e adolescentes, que ficaram sem pais ou responsáveis por vários meses em campos nas ilhas gregas, particularmente em Lesbos e Samos.

Apenas uma menina está entre eles. O mais novo tem nove anos, e o mais velho acaba de completar 18 anos. Eles são do Afeganistão, Síria, Irã, Somália e Guiné, segundo a Fedasil.

Todos foram testados para COVID-19 antes de partirem para a Bélgica, e somente aqueles que tiveram resultados negativos puderam viajar.

Além da Bélgica, dez Estados-membros (Bulgária, França, Croácia, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Portugal, Luxemburgo, Lituânia e Eslovênia) participam deste programa de realocação e estão comprometidos em hospedar até 2.000 crianças e adolescentes não acompanhados.

A Noruega também expressou sua disposição de aderir à iniciativa, segundo a Comissão.

Mais de 200 crianças e adolescentes chegaram desde abril a Luxemburgo, Alemanha, Portugal e Finlândia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade