(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fechamento do consulado chinês em Houston é 'mensagem' para fim de espionagem industrial


24/07/2020 13:19

O fechamento do consulado chinês em Houston, que se tornará efetivo nesta sexta-feira (24), é uma "mensagem" para os diplomatas chineses "pararem" suas atividades de espionagem industrial nos Estados Unidos - disse uma autoridade americana que pediu para não ser identificada.

"Há um momento em que é preciso dizer que basta", disse o funcionário, que acusou Pequim de abusar, de forma flagrante, de seu acesso "livre e aberto" à sociedade americana e de manter operações para coletar ilegalmente a propriedade intelectual dos EUA.

Na terça-feira, os EUA deram 72 horas à China para fechar seu consulado nesta cidade do Texas, que é um dos nós mundiais de pesquisa biológica e médica. Segundo o governo dos Estados Unidos, o recinto diplomático abrigava atividades de espionagem industrial.

Nesta manhã, houve um movimento intenso nas instalações, com funcionários enchendo sacos de lixo para carregá-los em um caminhão de mudanças, observou uma jornalista da AFP.

Um funcionário do Departamento americano da Justiça disse aos jornalistas, sob condição de anonimato, que, embora os Estados Unidos esperem que haja algum esforço de espionagem e de roubo de propriedade intelectual nas missões estrangeiras, as atividades em Houston "ficaram fora de linha".

No início desta sexta, Pequim respondeu ao fechamento de suas instalações, decretando que Washington deve encerrar sua missão em Chengdu, na província de Sichuan.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)