(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bayer anuncia acordo de US$ 10 bilhões para encerrar ações envolvendo herbicida


postado em 24/06/2020 16:50

A gigante alemã do setor de química Bayer anunciou nesta quarta-feira um acordo de mais de 10 bilhões de dólares para indenizar dezenas de milhares de demandantes nos Estados Unidos que tiveram câncer e atribuem a doença ao herbicida Roundup.

"O acordo permitirá encerrar cerca de 75% dos atuais casos de litígio relacionados ao Roundup, que envolvem cerca de 125 mil reivindicações", diz um comunicado da empresa alemã.

"Permitirá encerrar um longo período de incertezas", comemorou Werner Baumann, diretor-geral da Bayer, citado no texto. "Resolve as reclamações atuais e cria um mecanismo claro para gerir o risco de futuros litígios. É financeiramente razoável em relação aos riscos financeiros importantes que uma disputa de vários anos implicaria", sem falar nos danos à sua "reputação", assinalou.

A Bayer pagará entre 8,8 bilhões e 9,6 bilhões de dólares para resolver o litígio e 1,25 bilhão para sanar futuros litígios", diz o comunicado. O grupo alemão perdeu os três primeiros julgamentos relacionados ao principal componente do Roundup, o glifosato, nos Estados Unidos, processos que não estão incluídos no acordo anunciado hoje e que a Bayer afirma que continuará contestando mediante apelações.

Em 2019, a Bayer comprou a rival Monsanto por 63 bilhões de dólares. Desde então, herdou todos os processos contra a mesma. A Bayer nega que o glifosato cause danos à saúde e afirma que isto não foi provado em nenhum tribunal desde que o produto começou a ser comercializado, nos anos 1970.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)