(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chefe da ONU exorta Israel a renunciar à anexação de parte da Cisjordânia


postado em 23/06/2020 18:13

O secretário-geral da ONU, António Guterres, exortou Israel "a renunciar a seus planos de anexação" de parte da Cisjordânia, pois constituiria "uma violação muito grave do direito internacional", em um informe ao Conselho de Segurança divulgado nesta terça-feira (23).

Durante reunião semestral do Conselho sobre o conflito israelense-palestino, da qual participaram vários ministros a pedido da Liga Árabe, o informe destaca que uma anexação seria "devastadora para a solução de dois Estados".

Também "ameaçaria os esforços para avançar na paz regional" e destruiria a perspectiva de um Estado Palestino viável", acrescentou Guterres, que exortou a oposição ao projeto, inclusive dentro da sociedade israelense.

Espera-se que o governo do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, anuncie em 1º de julho sua estratégia para pôr em prática o plano dos Estados Unidos para o conflito, que inclui a anexação das colônias judias e o vale do rio Jordão, uma vasta planície agrícola na Cisjordânia, e a criação de um Estado palestino em um território reduzido.

Os palestinos rejeitaram por completo este plano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)