(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã enviará 'logo' à França caixas-pretas de avião ucraniano, diz Trudeau


postado em 16/06/2020 17:01

O Irã enviará "logo" à França as caixas-pretas do avião de passageiros ucraniano que suas forças derrubaram por engano em janeiro, anunciou nesta terça-feira (16) o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

"Supõe-se que as caixas-pretas serão enviadas logo para a França", disse Justin Trudeau em coletiva de imprensa, acrescentando que a entrega destes dispositivos para análise demorou por causa da pandemia de COVID-19.

"Continuaremos fazendo pressão sobre o regime iraniano junto aos nossos parceiros internacionais para conseguir resposta, conseguir justiça, conseguir compensação para as famílias (das vítimas)", acrescentou.

Trudeau explicou ter falado sobre este assunto "há alguns dias", durante um telefonema com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski.

Muitos dos passageiros da aeronave tinham nacionalidade canadense e durante meses Ottawa exigiu do Irã, que não dispõe dos meios técnicos para decodificar o conteúdo das caixas, entregar estes dispositivos para que pudessem ser analisados em outro país.

O voo 752 da Ukraine International Airlines caiu após ser atingido por dois mísseis, pouco depois de decolar do aeroporto de Teerã, em 8 de janeiro.

A República Islâmica admitiu dias depois que suas forças tinham disparado contra o avião, que se dirigia à cidade de Kiev. As 176 pessoas que estavam a bordo perderam a vida.

As defesas aéreas iranianas estavam nesta época em um nível alto de alerta, devido a uma escalada de tensão com os Estados Unidos.

Teerã estava atenta a uma possível represália por seu ataque contra tropas americanas estacionadas no Iraque, ordenados em resposta à morte do general iraniano Qassem Soleimani em um ataque de Washington em Bagdá.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)