(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça belga reabre caso que pode estar ligado a suspeito do desaparecimento de Maddie McCann


11/06/2020 14:06

A Justiça belga decidiu reabrir a investigação sobre o assassinato de uma adolescente alemã na Bélgica em 1996, devido a uma possível ligação com Christian B., o novo suspeito no caso do desaparecimento da britânica Madeleine McCann em Portugal em 2007.

Carola Titze, uma adolescente alemã de 16 anos, foi encontrada morta, com o corpo mutilado, em julho de 1996, em Le Coq (De Haan, em flamengo).

A Promotoria de Bruges (noroeste) "reabriu, de fato, o processo referente a esse assassinato", disse nesta quinta-feira à AFP uma porta-voz da Promotoria, Fien Maddens, sem mais detalhes.

Na época, Carola Titze passava férias com seus pais em Le Coq e, após a descoberta de seu corpo, a investigação foi direcionada a um suspeito alemão de vinte e poucos anos, com quem a vítima saíra pouco tempo antes de sua estadia.

Este último se gabara de seu passado criminoso, segundo a mídia belga, mas jamais foi encontrado.

Após a identificação de um novo suspeito alemão no caso Maddie, o juiz de investigação belga encarregado na época do processo Titze, Paul Gevaert, estimou que "havia certamente um elo a ser investigado".

"A descrição (deste alemão, Christian B., hoje com 43 anos) coincide. O fato de ele estar em Portugal há tanto tempo explicaria por que nunca o encontramos", disse ao jornal De Standaard o juiz, agora aposentado.

Sua investigação foi encerrada em 2016.

No caso Maddie, a polícia alemã anunciou em 3 de junho que está investigando um novo suspeito, Christian B., atualmente encarcerado em Kiel, no norte da Alemanha, por tráfico de drogas.

Agora, ele é suspeito do assassinato da menina britânica que tinha 3 anos quando desapareceu em Portugal, em maio de 2007, um caso cercado de mistério que passou por muitas reviravoltas.

Christian B., pedófilo reincidente, teve que ser colocado em uma cela solitária por motivos de segurança.

Ele se recusa a falar sobre o caso Maddie, segundo afirmou um de seus advogados a um canal de notícias alemão.

A Justiça alemã também indicou estudar um possível paralelo entre o desaparecimento de uma menina há cinco anos na Alemanha e o de Madeleine McCann.

Além disso, em Portugal, o padrasto de uma menina de 8 anos que desapareceu em 2004 pediu à imprensa que as autoridades investigassem Christian B. por este caso que nunca foi esclarecido.

A pequena Joana Cipriano desapareceu em setembro de 2004 na vila de Figueira, não muito longe da Praia da Luz, no Algarve (sul), onde Maddie desapareceu em 3 de maio de 2007. Ela também nunca foi encontrada.

Solicitada pela AFP em Lisboa, a polícia judicial ainda não reagiu.

Na terça-feira, o Ministério Público português explicou que tinha sido capaz de vincular o suspeito alemão a outros casos em Portugal, mas não mencionou o desaparecimento de Joana.

E na Holanda, a curiosidade dos investigadores se concentra no desaparecimento inexplicável em 1995 de Jair Soares, um menino português de sete anos de idade.

O caso foi reaberto em 2019, mas a polícia holandesa diz que está "acompanhando de perto" as investigações alemãs sobre Christian B., disse um porta-voz à AFP em Haia.

Jair Soares foi visto pela última vez em 4 de agosto de 1995 em uma praia ao sul da capital holandesa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)