(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Paciente com COVID-19 recebe transplante duplo de pulmão nos EUA


postado em 11/06/2020 13:37

Uma mulher, cujos pulmões foram "irreversivelmente" devastados pela COVID-19, recebeu um transplante duplo desse órgão em Chicago, informou nesta quinta-feira o hospital encarregado da intervenção.

"Um transplante de pulmão era sua única chance de sobrevivência", disse Ankit Bharat, chefe de cirurgia torácica do Hospital Northwestern de Chicago, em comunicado.

Trata-se do primeiro transplante desse tipo nos Estados Unidos, mas não no mundo, já que médicos chineses realizaram um transplante duplo em março passado.

A paciente é uma mulher hispânica, na casa dos vinte anos, que antes era saudável, segundo o hospital, mas que o coronavírus deixou gravemente doente, a ponto de precisar passar seis semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Essa paciente teve que ser intubada com um respirador artificial e conectada a uma máquina chamada ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea), que substitui o coração e os pulmões para oxigenar e circular o sangue no corpo.

"Por vários dias, foi a pessoa mais doente da UTI, e possivelmente de todo o hospital", disse Beth Malsin, especialista em pulmão da Northwestern.

No entanto, foi necessário aguardar que a paciente testasse negativo para o coronavírus antes de realizar o transplante.

"Como uma mulher de vinte anos saudável chegou a esse estado? Ainda temos muito a aprender sobre a COVID-19", acrescentou o pneumologista Rade Tomic.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)