(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morreu aos 95 anos descobridor da doença de Kawasaki


postado em 10/06/2020 09:49

Tomisaku Kawasaki, pediatra japonês que descobriu a "doença de Kawasaki", cujos sintomas foram comparados com os de alguns dos mais jovens pacientes com coronavírus, morreu aos 95 anos, anunciou seu centro de pesquisa nesta quarta-feira.

A doença de Kawasaki é caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos, que pode levar a complicações cardíacas com risco de vida na infância se não for tratada imediatamente.

Tomisaku Kawasaki observou pela primeira vez em 1961 sintomas inexplicáveis em um menino de quatro anos no Japão. Ele tinha febre alta com conjuntivite, erupção cutânea e o corpo e a língua cor vermelho-framboesa.

Depois, encontrou 50 casos semelhantes, dos quais publicou uma descrição científica em 1967.

"O nome original (da síndrome) é longo. Nunca chamei de 'doença de Kawasaki', mas é assim que é conhecida", declarou ao jornal japonês Mainichi Shimbun em 2017.

A doença tende a afetar mais os meninos do que as meninas e é mais comum em meninos de origem japonesa, embora agora seja diagnosticada em todo o mundo. A causa continua sendo um mistério.

Nos últimos meses, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, foi relatada uma doença inflamatória infantil com sintomas semelhantes à doença de Kawasaki.

Muitos pesquisadores tentam verificar o suposto vínculo entre essa nova doença pediátrica e a COVID-19, uma vez que muitas crianças apresentaram resultados positivos para o coronavírus.

Apesar de sua idade, Tomisaku Kawasaki continuava ativo na comunidade médica japonesa. No ano passado, presidiu o Centro de Pesquisa de Doenças de Kawasaki, uma organização não governamental.

Kawasaki faleceu na sexta-feira em um hospital de Tóquio "devido à sua idade", segundo esta ONG.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)