(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTADOS UNIDOS

Trump sugere que caso de manifestante ferido por policiais pode ser montagem

Presidente dos Estados Unidos disse que homem de 75 anos empurrado por um policial em Buffalo pode ser do grupo Antifa


postado em 09/06/2020 15:55 / atualizado em 09/06/2020 16:33

Trump sugeriu que Martin Gugino, manifestante de 75 anos empurrado pela polícia, pode ser um agitador do Antifa(foto: POOL/AFP)
Trump sugeriu que Martin Gugino, manifestante de 75 anos empurrado pela polícia, pode ser um agitador do Antifa (foto: POOL/AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu na terça-feira que o manifestante de 75 anos ferido pela polícia no Estado de Nova York pode fazer parte de uma montagem, um comentário que o governador de Nova York considerou "inaceitável".


Em um vídeo gravado na quinta-feira passada, dois policiais são vistos empurrando o manifestante, cuja cabeça bate no chão com força. As imagens provocaram uma onda de indignação nos Estados Unidos.


Dois policiais são vistos empurrando o manifestante, cuja cabeça bate no chão com força(foto: MIKE DESMOND / WBFO NPR / AFP)
Dois policiais são vistos empurrando o manifestante, cuja cabeça bate no chão com força (foto: MIKE DESMOND / WBFO NPR / AFP)
Uma primeira declaração oficial afirmou que o septuagenário, que estava sangrando muito e parecia ter perdido a consciência, "tropeçou e caiu".


Diante do escândalo causado pelo caso, os dois policiais envolvidos foram suspensos e acusados de agressão pelo procurador local.


O manifestante, Martin Gugino, um militante conhecido localmente, foi hospitalizado.


"O manifestante de Buffalo empurrado pela polícia pode ser um agitador do Antifa", tuitou Trump, referindo-se ao movimento de esquerda que ele acusa de ter alimentado a violência nos Estados Unidos desde a morte do afro-americano George Floyd pelas mãos da polícia.


O presidente republicano mencionou mais tarde, de maneira bastante confusa, um relatório da One America News Network, um canal conservador, segundo o qual o manifestante havia tentado interceptar as comunicações policiais.


"Isso pode ser uma montagem?", perguntou Trump no final de um tuíte.


O governador democrata do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, disse que Trump "deveria se desculpar" por sua mensagem "inaceitável", "repreensível e estúpida".


"Que perigoso, irresponsável, mau e cruel!", declarou Cuomo em uma entrevista coletiva.


"Neste momento de angústia e raiva, o que você está fazendo? Joga mais lenha na fogueira (...) Mostre decência, mostre humanidade, mostre equidade", acrescentou, referindo-se ao presidente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)