(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pesquisadora Fariba Adelkhah é 'refém' do Irã, diz Nobel Shirin Ebadi


postado em 05/06/2020 10:55

A advogada iraniana agraciada com o Prêmio Nobel da Paz, Shirin Ebadi, denunciou que a pesquisadora franco-iraniana Fariba Adelkhah, há um ano detida no Irã, é mantida "refém" das autoridades iranianas.

"Fariba Adelkhah é refém do governo iraniano. Ela não cometeu crime algum", disse Shirin Ebadi, em um vídeo divulgado nesta sexta-feira (5) pelo instituto universitário Sciences Po Paris, um ano após sua prisão em Teerã.

"É inaceitável que ela permaneça detida", disse o presidente da França, Emmanuel Macron, em uma mensagem no Twitter, exigindo sua libertação "imediata".

A antropóloga foi condenada a cinco anos de prisão em 16 de maio por "conluio para atentar contra a segurança nacional" e está detida na prisão de Evin, em Teerã.

Especialista em xiismo nascida no Irã em 1959 e instalada na França desde 1977, Fariba Adelkhah clama sua inocência.

Seu parceiro, o africanista francês Roland Marchal, detido ao mesmo tempo que ela e também pesquisador da Sciences Po Paris, foi solto em março. Segundo o Irã, ele foi trocado por um engenheiro iraniano detido na França e ameaçado de extradição para os Estados Unidos.

Shirin Ebadi afirma que o governo iraniano os fez de reféns para "fins políticos", com o objetivo de "libertar seus próprios prisioneiros, receber dinheiro, ou outras coisas".

Cerca de 15 estrangeiros, em muitos casos com dupla nacionalidade, foram presos e sentenciados em circunstâncias semelhantes nos últimos anos, segundo o comitê de apoio a Fariba Adelkhah.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)