(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Homem é indiciado por levar bombas para protestos em Minneapolis


postado em 02/06/2020 12:01

Um homem preso por supostamente levar explosivos para protestos em Minneapolis foi acusado de incitar distúrbios, no que parece ser a primeira acusação federal após a onda de protestos nos Estados Unidos contra o racismo e a brutalidade policial.

Matthew Lee Rupert, de 28 anos, viajou cerca de 500 quilômetros de Galesburg, Illinois, até Minneapolis, com a intenção de causar destruição e saques, de acordo com documentos de um tribunal federal de Minneapolis apresentados na segunda-feira (1o).

Em um vídeo próprio postado on-line em 29 de maio, Ruppert "pode ser visto distribuindo dispositivos explosivos, incentivando outras pessoas a atirarem seus explosivos contra policiais, destruindo ativamente propriedades, aparentemente provocando um incêndio em um prédio e saqueando negócios em Minneapolis", afirma o Departamento de Justiça.

"Há carros [da polícia] SWAT lá... Eu tenho bombas se alguém quiser atirá-las... Aqui tenho mais... Acenda e lance", diz ele no vídeo.

Em outro vídeo publicado em 31 de maio, ele diz "vamos começar um tumulto" e "vou começar a causar muitos danos".

Rupert foi acusado de desordem civil, distúrbios e posse de um dispositivo explosivo.

O documento não dá indicação de sua inclinação política.

No sábado, o presidente Donald Trump e o procurador-geral dos EUA, Bill Barr, disseram que iriam caçar ativistas de esquerda conhecidos como "Antifa". Ambos apontam o grupo como responsável pela onda de violentos protestos deflagrados há uma semana em várias cidades dos Estados Unidos, após a morte de um homem negro ao ser preso pela polícia em Minneapolis.

Ruppert parece ter tido problemas legais no passado.

A imprensa informou que ele foi preso em 2018 por acusações relacionadas à venda de armas roubadas.

A polícia de Galesburg emitiu um mandado de prisão contra ele em 7 de fevereiro por posse de metanfetamina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)