(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Colômbia tem redução inédita de venezuelanos em seu território desde 2015


postado em 28/05/2020 20:31

A Colômbia registrou pela primeira vez um declínio, embora sutil, dos venezuelanos em seu território desde 2015, quando se aprofundou a crise que obrigou milhões de cidadãos do país vizinho a fugir, informou nesta quinta-feira (28) a autoridade migratória local.

Em março havia 1.809.872 venezolanos, 0,9% a menos com relação a fevereiro, informou em um comunicado o Departamento de Migração da Colômbia.

Isto implica em que o número de "venezuelanos radicados na Colômbia diminui pela primeira vez em cinco anos", destacou o organismo.

O fenômeno coincide com o início da emergência sanitária pela pandemia do novo coronavírus, após a detecção do primeiro contágio, em 6 de março.

Segundo a ONU, quase cinco milhões de venezuelanos emigraram desde 2015 devido à precária situação socieconômica em seu país.

Trata-se da segunda maior crise de deslocados do mundo, atrás apenas da registrada na Síria.

Agora, empurrados pela deterioração econômica que se seguiu à pandemia, 68.000 venezuelanos decidiram voltar ao seu país, aproveitando um corredor humanitário após o fechamento das fronteiras em 14 de março, segundo as autoridades migratórias.

Entre a população migrante, 784.234 estão em situação regular.

Na terça-feira, a comunidade internacional, apoiada pelas agências da ONU para os Refugiados (Acnur) e as Migrações (OIM), comprometeu desembolsos na ordem de 2,79 bilhões de dólares, doações incluídas, destinados a ajudar os países latino-americanos que, como a Colômbia, deram uma acolhida "generosa" aos venezuelanos.

Bogotá e Caracas não têm relações diplomáticas desde fevereiro de 2019 e coordenam o atendimento à saúde dos migrantes através da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS).

A Colômbia segue os Estados Unidos na campanha diplomática para tirar do poder o presidente socialista Nicolás Maduro, alegando que é um ditador que conseguiu um novo mandato de forma fraudulenta.

Os dois países, juntamente com outros 50, reconhecem o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)