(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIAGEM ESPACIAL

Acompanhe ao vivo o lançamento da SpaceX para a sua primeira missão tripulada ao espaço

Juntamente à Nasa, empresa de Elon Musk pretende levar dois astronautas à Estação Espacial Internacional após um hiato de nove anos desde a última viagem espacial tripulada da agência americana


postado em 27/05/2020 16:48 / atualizado em 27/05/2020 17:09

Lançamento está programado para ocorrer às 16h33 no horário local, 17h33 no horário de Brasília(foto: Divulgação/SpaceX)
Lançamento está programado para ocorrer às 16h33 no horário local, 17h33 no horário de Brasília (foto: Divulgação/SpaceX)
A SpaceX, de Elon Musk, está pronta para levar dois astronautas americanos à Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira. O lançamento está programado para ocorrer às 16h33 no horário local, 17h33 no horário de Brasília, e é possível acompanhar ao vivo pelo canal da Agência Espacial Americana, no Youtube. A cápsula Crew Dragon partirá do centro espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, encerrando um hiato de nove anos desde a última viagem espacial tripulada da agência americana.


A nave partirá com os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken à bordo do foguete Falcon 9. É o mesmo local de lançamento usado pela Nasa na sua última missão espacial, em 2011.


Estarão presentes o presidente Donald Trump e o vice-presidente Mike Pence, de acordo com o porta-voz da Casa Branca. Para a Nasa, a SpaceX e Musk, um lançamento seguro representará um marco na busca pela produção de espaçonaves reutilizáveis, o que tornaria viagens espaciais mais baratas. Musk é o fundador e CEO da Spacex e também o CEO da Tesla.


“Bob e eu estamos trabalhando nesse programa há cinco anos, todos os dias”, disse Hurley, de 53 anos, na chegada com Behnken, de 49, ao centro espacial Kennedy na semana passada. “De diversas formas, foi uma maratona e isso é o que você pode esperar no desenvolvimento de um veículo de transporte humano que pode ir e voltar da Estação Espacial Internacional.”

Nave partirá com os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken à bordo do foguete Falcon 9(foto: Divulgação/Nasa)
Nave partirá com os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken à bordo do foguete Falcon 9 (foto: Divulgação/Nasa)
A Nasa, na esperança de estimular um mercado espacial comercial, concedeu US$ 3,1 bilhões à SpaceX e US $ 4,5 bilhões à Boeing Co para o desenvolvimento de cápsulas espaciais de duelo, experimentando um modelo de contrato que permite à agência espacial comprar assentos das duas empresas. A cápsula Boeing CST-100 Starliner deverá ser lançada em 2021.

Jim Bridenstine, da Nasa, declarou que a missão estava pronta depois de checagens finais de engenharia. A SpaceX testou com sucesso a Crew Dragon sem astronautas no ano passado, na sua primeira missão à estação espacial. O veículo acabou destruído no mês seguinte durante um teste em solo quando uma das válvulas do sistema de emergência explodiu. O caso levou a uma investigação que se estendeu por nove meses e foi encerrada em janeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)