(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FAKE NEWS

Twitter alerta para conteúdo enganoso em posts de Trump

Presidente dos EUA acusou governador de usar recurso classificado como fraude eleitoral


postado em 27/05/2020 08:44


Pela primeira vez, o Twitter marcou duas postagens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como conteúdo enganoso e pediu que os usuários da rede social "checassem por mais informações" sobre o tema.

A correção foi feita em mensagens que Trump acusava o governo da Califórnia de expandir a votação por cédulas enviadas pelo correio para causar uma eleição "fraudulenta". Abaixo das duas publicações, o Twitter colocou um ponto de exclamação azul com um link para que as pessoas tivessem mais informações.

Ao clicar no link, o usuário é redirecionado para uma página com uma série de matérias publicadas pela mídia norte-americana, como "CNN" e "The Washington Post", e com um texto afirmando que o presidente "fez uma série de alegações sobre possíveis fraudes eleitorais depois que o governador da Califórnia, Gavin Newson, divulgou um esforço para expandir a votação por correio durante a pandemia da Covid-19" e que essas alegações "não têm fundamento".

"Especialistas dizem que as cédulas por correspondência raramente são vinculadas à fraudes eleitorais", cita ainda a publicação.
(foto: Gage Skidmor/Flickr)
(foto: Gage Skidmor/Flickr)


Horas depois da notificação do Twitter, Trump usou a própria rede social para fazer críticas. "Twitter está interferindo na eleição presidencial de 2020. Eles estão dizendo que a minha publicação sobre a votação por correio, que levará a uma massiva corrupção e fraude, está incorreta, baseada no 'fact-checking' da fake news CNN e da Amazon Washington Post", escreveu em uma primeira postagem.

"O Twitter está sufocando completamente a liberdade de expressão, e eu, como presidente, não vou deixar isso acontecer", completou.

Essa é a primeira vez que a rede social atua contra Trump e vem na sequência da ampliação da checagem de conteúdos enganosos ou fake news na plataforma.

Apesar de ser punido agora, o presidente dos EUA já foi acusado inúmeras vezes de publicar conteúdo distorcido ou mentiroso na rede social.

Mesmo com as críticas, após a notificação, Trump fez cerca de 20 postagens na mesma rede social. (ANSA)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)