(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE organizará conferência de doadores sobre crise na Venezuela em 26 de maio


postado em 15/05/2020 13:49

A União Europeia (UE) e a Espanha organizarão em 26 de maio uma videoconferência de doadores para apoiar os migrantes que fogem da Venezuela e os países latino-americanos que os hospedam, anunciou nesta sexta-feira o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

"A conferência apoiará os vizinhos da Venezuela que estão recebendo níveis sem precedentes de refugiados", explicou Borrell em entrevista coletiva, para quem esse evento é "muito oportuno", especialmente quando "o coronavírus agravou ainda mais a crise".

A organização desta conferência foi decidida durante um evento em Bruxelas em outubro de 2019 pela UE e pelas Nações Unidas para chamar a atenção para a crise dos migrantes venezuelanos, a segunda mais grave depois da Síria.

Cerca de 4,9 milhões de pessoas deixaram a Venezuela desde o final de 2015 devido à crise política e econômica, segundo a alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet.

O evento, organizado pela Espanha e pela UE com o apoio das agências das Nações Unidas para Migração (OIM) e Refugiados (ACNUR), busca mobilizar recursos para ajudar a população deslocada e as comunidades anfitriãs, de acordo com a diplomacia europeia.

A UE e a Espanha também buscam abordar o impacto do coronavírus na crise, um maior comprometimento dos principais atores e sensibilizar a comunidade internacional.

Borrell também defendeu a convocação de uma reunião do Grupo Internacional de Contato sobre a Venezuela após o evento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)