(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Costa Rica foi convidada a integrar OCDE


postado em 15/05/2020 12:55

A Costa Rica foi convidada a participar da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um fórum internacional para coordenar políticas econômicas e sociais, informou nesta sexta-feira (15) o presidente Carlos Alvarado.

"O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, me deu ótimas notícias: a Costa Rica foi convidada a ser o membro 38" da agência de cooperação, postou Alvarado no Twitter.

É o quarto país latino-americano a integrar o bloco, juntamente com Chile, Colômbia e México.

O acesso da Costa Rica é resultado de um processo de cinco anos de negociações e adoção de reformas legislativas que permitiu a aprovação dos 22 comitês da OCDE contemplados no roteiro de adesão, afirmou a Presidência em comunicado.

"Hoje comemoramos que podemos demonstrar ao mundo que nosso país está comprometido com os mais altos e exigentes padrões internacionais, que podemos trabalhar juntos para transformar nosso país", disse Alvarado, citado no comunicado.

Fundada em 1961, a OCDE dedica-se à promoção de políticas de bem-estar econômico e social. Seus países membros movimentam 60% do comércio mundial e 80% do PIB global.

Como membro, a Costa Rica poderá participar dos mais de 300 comitês e grupos de trabalho da OCDE para decidir e influenciar o desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios comuns, como a emergência da COVID-19, afirmou a Presidência.

A partir do convite, Alvarado e Gurría, um cidadão mexicano, terão que assinar nas próximas semanas o Acordo de Adesão da Costa Rica à Convenção da OCDE, que deve ser ratificado pelo Legislativo para entrar em vigor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)