(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus revelou carências sistêmicas dos serviços de saúde, afirma G20


postado em 20/04/2020 06:25

A pandemia do novo coronavírus revelou as "carências sistêmicas" dos serviços de saúde em todo o mundo, afirmou nesta segunda-feira o G20, que não comentou a decisão dos Estados Unidos de suspender o financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os ministros da Saúde das 20 principais economias do mundo participaram no domingo em uma videoconferência organizada pela Arábia Saudita, que preside atualmente o G20, uma organização que é criticada por seu silêncio inicial sobre a COVID-19.

"Os ministros da Saúde reconheceram que a pandemia de COVID-19 expôs fragilidades sistêmicas nos serviços de saúde", afirma um comunicado conjunto divulgado ao final da reunião.

"Isto revelou também as vulnerabilidades na capacidade da comunidade internacional de prevenir e responder a ameaças da pandemia", completa a nota.

Os ministros destacaram a necessidade de melhorar a eficácia dos sistemas de saúde a partir da troca de informações.

Mas o G20 não mencionou a decisão anunciada na quarta-feira passada pelo presidente americano Donald Trump de suspender o financiamento da OMS, depois de acusar a organização de falhas na gestão da pandemia e de adotar posições muito favoráveis à China.

Em 2019, Washington contribuiu com quase 400 milhões de dólares ao financiamento da agência da ONU.

A pandemia provocou mais de 164.000 mortes no mundo, quase dois terços delas na Europa, desde que surgiu na China em dezembro, de acordo com o balanço mais recente da AFP, estabelecido a partir de fontes oficiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)