(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Governo espanhol diz estar tomando 'medidas ambiciosas' para proteger economia

Em 2019, a economia espanhola cresceu 2% e o desemprego caiu para 13,8%


postado em 14/04/2020 14:25 / atualizado em 14/04/2020 14:41

Na imagem a porta-voz do governo e ministra da Fazenda, María Jesús Montero(foto: AFP / GABRIEL BOUYS)
Na imagem a porta-voz do governo e ministra da Fazenda, María Jesús Montero (foto: AFP / GABRIEL BOUYS)
O governo espanhol afirmou nesta terça-feira que está tomando "medidas ambiciosas" para proteger a economia do impacto do novo coronavírus, e minimizou as projeções do FMI, que prevê uma forte recessão e explosão do desemprego no país.


O Fundo prevê uma contração de 8% do PIB espanhol e um aumento do desemprego para até 20,8% em suas novas projeções mundiais, divulgadas hoje. Em 2019, a economia espanhola cresceu 2% e o desemprego caiu para 13,8%.


"É um relatório precoce e preliminar", declarou a porta-voz do governo e ministra da Fazenda, María Jesús Montero, reconhecendo, no entanto, que os dados apontam para "uma queda brusca e, em seguida, forte alta". Neste sentido, o FMI estima que, após a recessão deste ano, a economia espanhola poderá crescer 4,3% em 2021.


"À espera disto, o governo adota medidas ambiciosas para proteger o setor produtivo", afirmou María. O Executivo proibiu demissões por causa do novo coronavírus e facilitou os planos de licença temporária como alternativa à demissão. Também ofereceu garantias para que as empresas em dificuldades possam obter créditos de até 100 bilhões de euros.


Nesta terça-feira, o governo decidiu ampliar os prazos de declaração e pagamento de impostos para as pequenas e médias empresas e os trabalhadores autônomos.


A Espanha entrou hoje no segundo mês de confinamento, previsto para durar até 25 de abril, com possibilidade de ser prorrogado. Ontem, parte dos trabalhadores dos setores não-essenciais retomaram suas atividades, principalmente nas áreas da construção e indústria, depois de duas semanas de fechamento quase total da economia.


A Espanha é o terceiro país com mais mortos pelo novo coronavírus, atrás de Estados Unidos e Itália.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)