(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gantz e Netanyahu ganham mais 48 horas para formar governo


postado em 13/04/2020 21:19

O mandato de Benny Gantz para formar um governo em Israel expirou na noite desta segunda-feira (13), mas o presidente Reuven Rivlin concedeu mais 48 horas, enquanto o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, analisa a proposta de formação de um governo de "unidade e emergência" em plena crise da COVID-19.

Logo após o final do mandato de Gantz para formar o governo, à meia-noite (18H00 Brasília), Rivlin deu o sinal verde para o pedido dos dois líderes políticos e ampliou o prazo para a meia-noite de quarta-feira, em meio a mais longa crise política na história moderna de Israel.

Gantz, antigo chefe de estado-maior do Exército e chefe da formação centrista Kahol Lavan (Azul e Branco, as cores da bandeira de Israel), tinha recebido a incumbência de formar um governo após as eleições legislativas de 2 de março, as terceiras em um ano, que deviam, em teoria, distanciar os dois candidatos.

Ao renunciar, a curto prazo pelo menos, ao plano de se tornar primeiro-ministro, Gantz surpreendeu ao anunciar no final de março sua intenção de formar um governo com seu rival para criar em Israel um governo de "união e emergência".

Antes do mandato de Gantz expirar, os dois lados anunciaram o prosseguimento das negociações para formar um governo de união, e também concordaram em pedir a ampliação do prazo.

"Na reunião desta tarde entre o premier Benjamin Netanyahu e o líder do Kahol Lavan, Benny Gantz, se obteve um progresso significativo para a formação de um governo nacional de emergência", informaram as duas partes em um comunicado conjunto.

Os dois lado "concordaram em se reunir novamente amanhã pela manhã....".

Em caso de fracasso, o presidente israelense poderá pedir ao Parlamento que indicasse um candidato potencial para formar o próximo governo.

"Netanyahu, chegamos à hora da verdade. Os israelenses esperam que coloquemos de lado nossas diferenças e que trabalhemos juntos para eles", disse Gantz, em um pronunciamento que foi ao ar nesta segunda.

"A situação de urgência me fez forçar a renunciar ao meu compromisso de não participar de um governo dirigido por Netanyahu", acrescentou Gantz.

O apoio desse último a um governo de união dirigido por seu rival contribuiu para a implosão de seu próprio partido, Azul e Branco.

"Não é muito tarde para dar um passo atrás", disse na segunda Moshe Yaalon, um dos dissidentes do Azul e Branco, pedindo a Gantz que não formasse um governo com Netanyahu, de 70 anos, acusado de corrupção em uma série de casos.

Ainda na segunda, a imprensa israelense se questionava sobre a vontade de Netanyahu, primeiro-ministro que dirige há mais de um ano um governo de transição, a selar um pacto com Gantz.

Segundo algumas opiniões, Netanyahu poderia estar apostando em uma quarta eleição e aproveitando-se das pesquisas favoráveis que coincidem com a pandemia do novo coronavírus que infectou mais de 11.000 pessoas e provocou 115 mortes no país, segundo o último balanço das autoridades da saúde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)