(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA: de máscaras e a distância, estado de Wisconsin vota em plena pandemia


postado em 07/04/2020 14:31

Com a Guarda Nacional espalhadas pelas seções eleitorais e uma população protegida com máscaras, o estado de Wisconsin realiza nesta terça-feira (7), em plena pandemia de coronavírus, sua eleição local e primária democrata entre Joe Biden e Bernie Sanders.

Depois de uma intensa luta entre democratas e republicanos, os postos de votação enfim abriram na manhã desta terça-feira em Wisconsin, estado americano, como todo o país, pela COVID-19.

Há duas semanas, seus quase seis milhões de habitantes foram convocados a permanecerem em suas casas para conter a propagação do vírus, que deixa mais de 11.000 mortos nos Estados Unidos.

Nesta terça, porém, os eleitores compareceram às urnas, mantendo a distância recomendada. Longas filas se formaram para votar na grande cidade de Milwaukee, onde apenas cinco seções puderam ser abertas para cerca de 600.000 habitantes.

Em Kenosha, mais ao sul e às margens do lago Michigan, eleitores e funcionários dos centros de votação estavam separados por divisórias de plástico. Membros da Guarda Nacional desinfectavam regularmente as mesas e máquinas de votação.

Mais de 100 municípios advertiram que não teriam pessoal suficiente para abrir um posto eleitoral, já que alguns estão doentes, e outros temem se contaminar.

Além da primária democrata, acontecem eleições locais, que são cruciais para o equilíbrio de poderes no estado, motivo da dura batalha dos últimos dias entre democratas e republicanos sobre a votação.

Por querer "proteger" a população do novo coronavírus, o governador sancionou um decreto ontem, adiando a eleição para 9 de junho. Os republicanos recorreram à Suprema Corte de Wisconsin, que ordenou, pouco depois que a votação fosse nesta terça.

Apoiado pelo presidente Donald Trump, um juiz conservador do Supremo local disputa a reeleição. Ontem e hoje, Trump convocou os eleitores a participarem da votação.

O pré-candidato democrata à Presidência dos EUA Bernie Sanders considerou "escandaloso" que os republicanos tenham forçado a eleição "para seu benefício político". É uma decisão "perigosa" e "pode ser até letal".

Favorito na corrida democrata, o ex-vice-presidente Joe Biden aparece com vantagem nas pesquisas no estado.

A pandemia do novo coronavírus deixou pelo menos 75.542 mortos no mundo, conforme último balanço feito pela AFP com base em fontes oficiais, às 8h (horário de Brasília) desta terça.

Mais de 1,351 milhão de casos foram declarados oficialmente em 191 países, ou territórios. As autoridades consideram que, até o momento, pelo menos 253.900 pessoas ficaram curadas da doença ao redor do globo.

Depois de Itália e Espanha, hoje, os Estados Unidos são o país com maior números de óbitos, que chega a 10.993 mortos. Em número total de casos, é o mais afetado, com 368.449 contaminações oficialmente diagnosticadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)