(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE expressa preocupação com medidas de emergência na Hungria


postado em 02/04/2020 09:25

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressou nesta quinta-feira sua preocupação com a situação na Hungria após a adoção de medidas especiais para enfrentar a crise do coronavírus.

"Os Estados membros devem adotar medidas de emergência para enfrentar a crise de saúde imediata, mas me preocupa que algumas medidas tenham ido longe demais", disse Von der Leyen.

A presidente do Executivo comunitário afirmou que está "especialmente preocupada com a situação na Hungria".

"Adotaremos medidas, se necessário, como fizemos no passado", completou.

O primeiro-ministro húngaro, o populista Viktor Orban, recebeu autorização do Parlamento para governar por decreto sob um estado de emergência de duração indeterminada pelo coronavírus.

A polêmica lei prevê até cinco anos de prisão pela divulgação de "notícias falsas" sobre o vírus ou sobre as medidas do governo e ampliar o estado de emergência sem necessidade de aprovação parlamentar.

As medidas provocaram o sinal de alarme na UE, ainda mais quando Orban está no alvo das instituições e dos sócios europeus por suas controversas políticas sobre migração ou meios de comunicação.

Na quarta-feira, 14 países europeus, entre eles França, Alemanha e Espanha, expressaram preocupação com o "risco de violações dos princípios do Estado de direito, da democracia e dos direitos fundamentais".

O descontentamento chegou inclusive a seu grupo político europeu, o direitista Partido Popular Europeu (PPE), cujo presidente, Donald Tusk, criticou as medidas decretadas por Budapeste.

A pedido da Eurocâmara, em 2018, a UE iniciou contra a Hungria o complexo procedimento conhecido como Artigo 7 que, a longo prazo, pode levar à suspensão do direito a voto do país dentro da UE.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)