(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump quer dividir EUA segundo risco de coronavírus para adaptar medidas locais


postado em 26/03/2020 18:55

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira que irá propor a classificação das diferentes regiões do país de acordo com o risco gerado pelo coronavírus para ajudar os estados a fortalecer ou flexibilizar suas medidas contra a epidemia.

Em uma carta enviada aos governadores estaduais divulgada pela Casa Branca, Trump disse que uma melhoria nos testes médicos possibilita agora determinar a ameaça do coronavírus em nível local.

"Com essas informações factuais, sugerimos diretrizes para definir municípios como de alto, médio ou baixo risco", explicou.

A carta indica que Trump, que defende a necessidade de retornar à normalidade o mais rápido possível para não sobrecarregar a economia, está avaliando a possibilidade de relaxar ou suspender as medidas contra a propagaçõ do coronavírus em áreas de baixo risco.

Os governadores estaduais são os que têm autoridade para ordenar ou suspender medidas de quarentena e de distanciamento social, por isso não está claro qual será o impacto da proposta de Trump.

O presidente disse que essa iniciativa seria realizada com a estreita colaboração de especialistas em saúde.

Nesta quinta-feira, ele não indicou quando essas diretrizes serão apresentadas, mas já havia sugerido que poderia haver mudanças na maneira de lidar com o vírus na próxima semana, quando chega ao fim de um período de 15 dias em que a população foi recomendada a manter medidas de distanciamento social.

Alguns especialistas em saúde alertaram nos últimos dias sobre o perigo de uma recuperação da doença se medidas contra a expansão do coronavírus forem suspensas muito cedo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)