(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conheça o Ninja, robô criado pela Tailândia para combater o coronavírus

Tecnologia ajuda médicos a detectar temperatura de pacientes suspeitos de ter o Covid-19, acompanha sintomas e atuará no atendimento a hospitalizados


postado em 19/03/2020 07:43 / atualizado em 19/03/2020 11:39

O robô Ninja foi apresentado pela Tailândia como promessa de ajudar a tratar pacientes com coronavírus(foto: Lillian SUWANRUMPHA / AFP)
O robô Ninja foi apresentado pela Tailândia como promessa de ajudar a tratar pacientes com coronavírus (foto: Lillian SUWANRUMPHA / AFP)

A Tailândia passou a utilizar em seus hospitais o "Ninja", um robô médico criado para lutar contra a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19. Os robôs têm a missão de detectar as pessoas afetadas pela covid-19, tratar os pacientes e proteger os funcionários dos hospitais. Quatro hospitais já receberam um "Ninja" e em breve outros 10 receberão um exemplar.


Os robôs, concebidos para ajudar no cuidado de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVV), foram desviados de sua missão inicial e destinados a lutar contra a pandemia que já matou quase 9 mil pessoas no mundo. Os robôs, com tecnologia 4G, podem detectar a temperatura de um caso suspeito, supervisionar a evolução dos sintomas e permitir aos profissionais da área da saúde e os pacientes um contato por videoconferência.


Em breve, o robô conseguirá levar comida e medicamentos aos pacientes, além de higienizar os quartos dos enfermos. O objetivo consiste em evitar o máximo possível o contato entre os pacientes e os enfermeiros e médicos. "Não precisam entrar na zona de risco, podem permanecer fora do quarto e fazer a comunicação por meio do robô", explicou Viboon Sangveraphunsiri, da Universidade Chulalongkorn de Bangcoc.


Custo de fabricação do Ninja

"Ninja" é fruto da colaboração entre a universidade e a Advanced Info Service (AIS), a maior operadora de telefonia da Tailândia. O custo de fabricação varias de 100.000 a 300.000 bahts (US$ 3.050 a US$ 9.150), informou Viboon Sangveraphunsiri.


"Tentamos reduzir ao máximo os custos e, de todos os modos, aos hospitais nós fornecemos de maneira gratuita", explicou. A Tailândia registra até o momento 272 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, incluindo uma morte.


A Tailândia não é o único país que recorre a inovações tecnológicas para combater a pandemia. Wuhan, a cidade chinesa berço do novo coronavírus, anunciou no início do mês o primeiro "hospital de campanha inteligente", dotado de 20.000 leitos e de robôs que funcionam 24 horas por dia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)