(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bruxelas pede aos países da UE que forneçam máscaras à Itália


postado em 12/03/2020 18:55

O Comissário Europeu da Indústria, Thierry Breton, pediu nesta quinta-feira aos Estados-Membros da União Europeia que forneçam à Itália máscaras e aparelhos respiratórios, após uma videoconferência com os 27 ministros da saúde do bloco continental.

Ao lado da diretora de saúde, Stella Kyriakides, e a diretora de gerenciamento de crises, Janez Lenarcic, da UE, Breton criticou as decisões de "proibir as exportações e outras restrições" anunciadas por alguns Estados-Membros.

"Entendo as razões iniciais por trás dessas decisões, mas a disseminação do vírus nos coloca em uma situação muito diferente agora", afirmou.

A Alemanha proibiu a exportação de material de proteção médica, particularmente máscaras faciais, há dez dias, e a França adotou uma medida semelhante, confiscando todas as reservas e a produção de máscaras protetoras para distribuir como prioridade ao pessoal de saúde e às pessoas afetadas pelo coronavírus.

A Itália é o país da UE mais afetado pela pandemia, com mais de 15.000 casos e mais de 1.000 mortes.

"Temos que impedir a interrupção da entrega de material de proteção para os necessitados, em qualquer lugar da Europa", afirmou Breton.

"É um desafio à solidariedade europeia e aos nossos sistemas de saúde ", assegurou.

"Ao mobilizar hoje todos os nossos esforços para nossos amigos italianos, estaremos preparados para todos os europeus que precisarem deles amanhã", acrescentou.

Breton insistiu na necessidade de aumentar a produção na Europa de equipamentos e máscaras de proteção para o pessoal de saúde.

Muitos desses materiais são produzidos na Ásia e, desde o início da pandemia na China, começaram a se tornar escassos nas últimas semanas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)