(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado de Nova York declara emergência após novos contágios de coronavírus


postado em 07/03/2020 20:43

O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, declarou neste sábado (7) a emergência para combater o novo coronavírus, que continua em expansão com mais de 20 novos casos.

"Temos 21 casos novos, com um total de 76 para o estado", anunciou o governador em coletiva de imprensa em Albany, acrescentando que dez pessoas foram hospitalizadas.

O estado de emergência "torna possível acelerar os procedimentos de compra (de equipamento) e contratação (de pessoal), que é o que atualmente precisamos", explicou, destacando que o custo da luta contra o COVID-19 é "provavelmente" de 30 milhões de dólares semanais para o estado.

"Agora estamos fazendo testes durante 24 horas", disse Cuomo. "Queremos encontrar tantos casos positivos como seja possível para tirá-los de circulação".

"Isolamos as pessoas e retardamos a propagação", explicou.

A maioria dos infectados (57) está vinculada a uma comunidade judaica ortodoxa em New Rochelle, foco da infecção no condado de Westchester.

"Westchester é um problema evidente, fala-se de contágio dentro de grupos e estes grupos tendem a infectar mais e mais pessoas", disse o governador.

Diante da propagação do vírus, foram proibidas as visitas externas nos asilos de New Rochelle. "Somos muito cautelosos" com relação a estas casas de repouso, disse Cuomo.

Também disse que o período de quarentena de 14 dias para as pessoas infectadas poderia se estender.

O governador advertiu as empresas sobre qualquer tentativa de elevar preços e esclareceu que se aproveitar durante um estado de emergência é ilegal.

"Fui procurador do estado e iniciei processos" em casos similares, lembrou, antes de citar relatórios de consumidores denunciando a venda de uma garrafa de gel desinfetante por 80 dólares.

Os Estados Unidos registram mais de 200 casos do novo coronavírus, incluindo pelo menos 19 fatais, segundo informes oficiais compilados pela AFP. Entre os falecidos, 16 estão vinculados a uma casa de repouso no estado de Washington (noroeste).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)