(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Balenciaga resgata marquesa; Miyake e Thom Browne fusionistas


01/03/2020 17:19

A marca Balenciaga resgatou neste domingo a linha dos primeiros vestidos confeccionados por seu fundador na Espanha, num dia de desfiles em Paris marcado pelas propostas fusionistas de Thom Browne e Issey Miyake.

O estilista georgiano Demna Gvasalia, dedicado à direção artística da Balenciaga após abandonar, no ano passado, a bem-sucedida marca Vetements, exibiu silhuetas em vestidos pretos eclesiásticos que caminhavam sobre a água e sob um céu em chamas. O preto dominou em looks neogóticos marcados por olhos vermelhos de vampiro e unhas triangulares.

"Trata-se da Espanha, da Igreja. Os primeiros vestidos que Balenciaga confeccionou eram para vestir a marquesa para ir à igreja", comentou Gvasalia após o desfile, realizado nos arredores de Paris, provavelmente referindo-se à marquesa de Casa Torres, que descobriu o talento de Cristóbal Balenciaga quando ele tinha apenas 12 anos.

A coleção de prêt-à-porter para o outono/inverno resulta em uma estética hardcore e fetichista, com uma silhueta de ombros exageradamente largos e marcados. "O desafio era superar os limites", declarou Gvasalia.

O georgiano tem em mente novos planos para a empresa da gigante do luxo Kering: em julho, apresentará a primeira coleção de alta-costura da marca em mais de meio século.

- Thom Browne, de dois em dois -

O americano Thom Browne voltou a fazer uma demonstração de fantasia e excentricidade, ao apresentar um desfile "animal", em uma paisagem nevada. Elefantes, girafas, rinocerontes, porcos... Modelos com gestos teatrais exibiam máscaras de animais usadas com conjuntos de listras azuis, brancas e vermelhas.

Saias e peças tradicionais do vestuário feminino foram combinadas com gravatas finas. A fusão de gêneros foi total na coleção de Browne: ele e ela caminharam juntos, vestidos de maneira idêntica, com acessórios de cabeça de tule que dificultavam a identificação de quem era o homem e quem era a mulher. Desfilaram com bolsas em formato de animais.

- Interconectados com Miyake -

O japonês Issey Miyake, cada vez mais artístico, refletiu sobre a conexão entre pessoas de culturas diferentes. Suéteres e túnicas foram costurados entre si mediante o prolongamento de cada peça, de forma que os modelos estavam fisicamente unidos pelas roupas. Alguns também desfilaram de mãos dadas.

Embora se tratasse da coleção outono/inverno, Miyake propôs calças rasgadas na altura do joelho, como se tivesse se inspirado no pátio das escolas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)