(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Os últimos acontecimentos ligados ao coronavírus no mundo


postado em 29/02/2020 12:06

Casos de origem desconhecida nos Estados Unidos, produção manufatureira em seu nível mais baixo na China, adiamento da partida Juve-Inter... Veja os mais recentes desenvolvimentos no mundo relacionados ao novo coronavírus:

- Sessenta países afetados -

O novo coronavírus infectou mais de 85.000 pessoas e matou mais de 2.900 pessoas em todo o mundo.

A China continental, onde a epidemia surgiu no final de dezembro, contabiliza mais de 79.000 casos, incluindo 2.835 mortes.

Em outras partes do mundo, quase 60 países e territórios são afetados.

A Coreia do Sul, o segundo país mais afetado, registrou neste sábado 813 casos adicionais, o maior aumento diário até o momento, com um total de 3.150 contaminações, incluindo 16 mortes. Outro sinal preocupante é que o país registrou seu primeiro caso de recontaminação.

No Irã, as autoridades relataram nove novas mortes neste sábado, elevando o número oficial de mortos para 43 e o de infectados a 593.

Mas, de acordo com a rádio BBC persa, que cita fontes hospitalares, pelo menos 210 pessoas teriam morrido no país, um balanço negado pelo governo.

Na Itália, o coronavírus infectou quase 900 pessoas, incluindo 21 fatalmente.

Nos Estados Unidos, quatro casos separados de contaminação de origem desconhecida foram confirmados.

O governo de Mônaco anunciou seu primeiro caso de infecção.

- Ameaças sobre a economia mundial -

Na China, a atividade manufatureira caiu ao nível mais baixo de todos os tempos, após medidas drásticas tomadas pelas autoridades para conter a propagação do vírus.

O Bureau Nacional de Estatística (BNS) indicou que o impacto é ainda "mais sério" nos serviços (transporte, hotelaria, restauração, turismo).

O Federal Reserve (Fed) dos EUA disse que está pronto para intervir, se necessário, considerando, porém, que "os fundamentos da economia americana permanecem sólidos".

O governo italiano adotou uma série de medidas financeiras para aliviar o setor do turismo, fortemente atingido.

- Semana sombria para os mercados financeiros -

Temendo as consequências devastadoras da epidemia, os mercados de ações do mundo estão tendo sua pior semana desde a crise financeira de 2008.

Wall Street fechou sexta-feira com suas maiores perdas semanais desde o auge da crise financeira. O Dow Jones caiu mais de 12% nos últimos cinco dias.

Os principais mercados asiáticos e europeus terminaram com quedas entre -3% e -5%.

Os preços do petróleo também estão despencando, atingindo os níveis mais baixos em mais de um ano.

- Restrições e fechamentos -

Os Estados Unidos recomendaram que seus cidadãos evitem viagens desnecessárias à Itália, enquanto em Roma mais de 50% das reservas feitas até o final de março foram canceladas.

A Arábia Saudita, que suspendeu a concessão de vistos a cidadãos dos países mais afetados, proibiu que nacionais de países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) entrem em suas cidades sagradas de Meca e Medina.

O Líbano anunciou o fechamento de suas escolas e universidades, bem como a proibição de entrada em seu território de viajantes da China, Itália, Irã e Coreia do Sul.

- Cancelamentos em cascata -

Washington adiou a cúpula com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), a ser realizada em Las Vegas em março.

Na Itália, cinco partidas do campeonato de futebol previstas para este fim de semana, incluindo o confronto entre Juventus e Inter de Milão no domingo, foram adiadas para 13 de maio.

A França anulou todos os "eventos reunindo mais de 5.000 pessoas" em local fechado e alguns eventos externos, como a meia maratona de Paris no domingo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)