(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão admite mudar Jogos


postado em 27/02/2020 04:00

Visitantes mascarados em visita ao Museu Olímpico de Tóquio: organizadores mantêm, mas reavaliam perfil da Olimpíada(foto: PHILIP FONG/AFP)
Visitantes mascarados em visita ao Museu Olímpico de Tóquio: organizadores mantêm, mas reavaliam perfil da Olimpíada (foto: PHILIP FONG/AFP)

Os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 estão mantidos, garantiram ontem os organizadores do evento, no momento em que o governo japonês recomenda o cancelamento ou a redução dos grandes eventos nas próximas semanas pelo medo de propagação da coronavírus, mas não estão descartadas alterações em seu calendário. A Olimpíada está prevista para ocorrer de 24 de julho a 9 de agosto, enquanto a Paraolimpíada deve começar em 25 de agosto.

Os cancelamentos ou adiamentos de partidas de futebol ou das cerimônias de abertura de torneios de sumô, entre outros eventos, provocaram o debate sobre a sede dos Jogos Olímpicos, enquanto os organizadores se esforçam para demonstrar tranquilidade.

"Não pensamos nisto. Não ouvimos falar sobre isto. Perguntamos e nos responderam que não existe tal projeto", declarou o diretor-executivo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, Toshiro Muto. "A princípio, a ideia é celebrar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos da maneira como estão previstos", disse.

Muto explicou que o comitê vai examinar a maneira de responder ao pedido do primeiro-ministro Shinzo Abe de cancelar ou adiar eventos, ou de reduzir sua dimensão, nas próximas duas semanas para impedir a propagação do novo coronavírus.

"Tomaremos decisões estudando cada evento individualmente", completou. Ele disse, no entanto, que o percurso da chama olímpica, previsto para começar em 26 de março em Fukushima, e que vai atravessar o país, não será cancelado, mas que pode sofrer alterações.

"Não contemplamos o cancelamento, mas vamos pensar na forma de organizá-lo para que não resulte na propagação do vírus, talvez reduzindo a escala do evento", acrescentou.

Muto reagiu às declarações de Dick Pound, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), de que uma decisão sobre a Olimpíada será tomada nos próximos dois ou três meses. "Quando perguntamos ao COI, eles nos responderam que esta não é a forma de pensar do COI", disse Muto.

'PIOR CENÁRIO' A ministra japonesa para os Jogos Olímpicos, Seiko Hashimoto, afirmou que o coronavírus esteve “na ordem do dia” na recente reunião do COI em Tóquio. "Neste momento, nosso grau de preparação para os Jogos recebeu uma nota alta, e o COI se comprometeu a continuar nos apoiando", completou, antes de destacar que "é importante se preparar, pensando no pior cenário".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)