(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protesto em praia mexicana onde banhistas foram agredidos por não consumirem nas barracas


postado em 23/02/2020 18:37

Cerca de mil pessoas participaram de um piquenique no domingo na turística Playa del Carmen, no México, para protestar contra a agressão e prisão de dois turistas na semana passada.

Os manifestantes ocuparam uma área em frente ao clube "Mamita's Beach", um local frequentado por turistas estrangeiros, e um dos principais pontos da praia.

O protesto foi convocado pelas redes sociais após a divulgação de um vídeo em que policiais agrediram e prenderam um casal que frequentava o local, mas que não estava consumindo nenhum produto oferecido pelas barracas da área.

"Nasci e cresci aqui e uma vez fui expulsa desta praia com minha família", disse à AFP Martha Enriquez, 60 anos, da cidade vizinha de Puerto Morelos.

"Estamos aqui para dizer que essas belezas também são nossas, dos nossos filhos e netos", acrescentou.

Com cartazes e uma bandeira mexicana, um grupo de pessoas gritou que as praias também são para os habitantes locais e que sua permanência não pode ser condicionada ao consumo de produtos.

Após o ataque aos banhistas, o clube da praia pediu desculpas públicas e atribuiu o conflito ao casal que se recusou a se retirar de um corredor de serviço.

Posteriormente, a empresa afirmou que nenhuma ação ilegal foi tomada, uma vez que a empresa possui uma concessão.

As leis mexicanas estipulam que o acesso às praias não pode ser inibido ou restrito, exceto quando se trabalha com o cuidado e a conservação delas.

Playa del Carmen é um dos principais pontos turísticos do Caribe mexicano, além de Cancun, e é um local frequentado por turistas de várias partes do mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)