(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primo distante do T-Rex é encontrado no Canadá

Segundo estudo, a espécie habitava as planícies da América do Norte há cerca de 80 milhões de anos


postado em 10/02/2020 17:43 / atualizado em 10/02/2020 18:32

(foto: Julius CSOTONYI / The University of Calgary and Royal Tyrrell Museum / AFP / CP)
(foto: Julius CSOTONYI / The University of Calgary and Royal Tyrrell Museum / AFP / CP)
Pode ser o membro mais antigo de uma família assustadora: uma nova espécie de tiranossauro, próxima ao T-Rex, foi descoberta no Canadá. Segundo estudo, a espécie habitava as planícies da América do Norte há cerca de 80 milhões de anos.


Apelidado de "o ceifador da morte", o "Thanatotheristes degrootorum" encontrava-se no topo da cadeia alimentar e poderia chegar a medir oito metros de longitude, conforme artigo da revista científica Cretaceous Research.


O carnívoro gigante, do qual apenas algumas partes do crânio de 80 cm foram encontradas, é o mais antigo membro da família dos T-Rex conhecido na América do Norte, segundo sugere esse estudo. A espécie remonta a aproximadamente 79 milhões de anos, enquanto o T-Rex, imortalizado por Steven Spielberg no filme "Jurassic Park", viveu há 66 milhões de anos.


É a primeira vez em meio século que uma nova espécie de tiranossauro é descoberta no Canadá.


"Há poucas espécies de tiranossauros, mas há muita variedade entre elas. Eles eram muito diferentes entre si", explica Darla Zelenitsky, co-autora do estudo. O Thanatotheristes degrootorum é o décimo a ser identificado na América do Norte.


"Em função da cadeia alimentar, esses grandes predadores localizados na parte mais alta dela eram raros em comparação com outros herbívoros", ressalta a paleontóloga da universidade de Calgary, no Canadá.


O "ceifador da morte" se diferenciava de outros tipos da espécie por ter um focinho largo e comprido, similar ao dos grupos de tiranossauros mais primitivos, que viveram ao sul do Estados Unidos.


As diferenças nos crânios observadas nos diferentes grupos era resultado das diferentes dietas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)