(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo chinês determina aumento na produção de alimentos por crise do coronavírus


postado em 30/01/2020 11:19

A China ordenou ao setor agropecuário, nesta quinta-feira (30), que aumente sua produção, no momento em que o surto do novo coronavírus interrompe as redes de distribuição de alimentos e que os preços das verduras estão em alta.

A província de Hubei está isolada do mundo, o tráfego ferroviário foi suspenso, e as barreiras improvisadas que bloqueiam as estradas - uma iniciativa das autoridades chinesas para tentar conter a epidemia - também alteram as redes logísticas.

"É impossível transportar verduras e outros produtos (...) das aldeias até as cidades e é difícil repor a tempo os estoques de alimentos para o gado e para as aves de criadouro", afirmou o governo em um comunicado na quinta-feira.

O índice Shuguang, que mede os preços das hortaliças nos mercados, pulou nos últimos dias, alcançando seu nível mais alto em quase quatro anos, informou a agência oficial Xinhua.

Nos últimos meses, a inflação dos preços do porco já havia surgido, devido aos estragos da febre suína. Agora, os fornecedores de alimentos para o gado devem "acelerar" sua produção para atender à demanda, e os matadouros devem "inflar sua oferta de carne", insistiram hoje os Ministérios da Agricultura, Transporte e Segurança Pública em seu comunicado conjunto.

Tradicionalmente, as empresas agroalimentícias e os matadouros fecham as portas durante as férias do Ano Novo Lunar.

Ainda segundo o comunicado, que não anunciou medidas específicas, "é necessário (...) coordenar ativamente as zonas de produção e venda das hortaliças com o objetivo de estabelecer conexões estáveis (...) para garantir o bom abastecimento da cesta de verduras".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)