(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre o filósofo conservador Roger Scruton

Autor de mais de 50 livros, britânico foi diagnosticado com câncer há seis meses. Ele esteve no Brasil no ano passado


postado em 13/01/2020 04:00 / atualizado em 12/01/2020 21:27

De acordo com a família do filósofo, ele morreu ontem depois de lutar contra um câncer nos últimos seis meses(foto: AFP)
De acordo com a família do filósofo, ele morreu ontem depois de lutar contra um câncer nos últimos seis meses (foto: AFP)
Morreu ontem, aos 75 anos, o filósofo conservador Roger Scruton. Autor de mais de 50 livros, o britânico era considerado um dos gurus da direita. A confirmação da morte veio por meio de uma nota publicada no site de Scruton. “Amado marido de Sofia, pai adorado de Sam e Lucy e irmão estimado de Elizabeth e Andrea, ele morreu pacificamente no domingo, 12 de janeiro. Ele nasceu em 27 de fevereiro de 1944 e lutava contra o câncer nos últimos seis meses. Sua família tem muito orgulho dele e de todas as suas conquistas”, diz o texto.

Em sua obra, Scruton se debruça sobre temas como política, estética e moral. Ele também atuou como conselheiro do governo britânico e professor da Universidade de Londres. Em 2016, foi nomeado Cavaleiro da Grande Cruz do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II, recebendo o título de Sir. Ele se posicionava a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit.

O filósofo esteve no Brasil no ano passado para lançar o livro Conservadorismo: um convite à grande tradição. Entre suas obras publicadas no país também estão Tolos, fraudes e militantes, A alma do mundo e Como ser um conservador.

A morte de Roger Scruton repercutiu entre figuras da direita brasileira. Flávio Bolsonaro disse no Tweeter: "Hoje perdemos o Prof. Roger Scruton, um dos pilares do conservadorismo do Século XXI. Que seus ensinamentos se perpetuem”. A ex-jogadora de vôlei e blogueira Ana Paula Henkel postou: "Na batalha, é a pessoa corajosa que assume os riscos, e é o covarde que chega em casa para contar a história. É a pessoa firme que sofre o abuso da multidão, e é o conformista fraco que escapa à sua censura. Faça a coisa certa. Rest In Peace, grande mestre Roger Scruton”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)