(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Premiê canadense diz ter informação de que Irã derrubou avião ucraniano

Justin Trudeau disse que informação foi corroborada por fontes dos serviços de inteligência canadenses


postado em 09/01/2020 17:31 / atualizado em 09/01/2020 17:41

(foto: Dave Chan/AFP)
(foto: Dave Chan/AFP)
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta quinta-feira (9) que várias fontes de Inteligência, incluindo os serviços canadenses, sugerem que o Boeing 737, que caiu na véspera perto de Teerã, foi "derrubado por um míssil terra-ar iraniano".


"Temos informação de múltiplas fontes, incluídos nossos aliados e nossos serviços", que "indica que o avião foi derrubado por um míssil terra-ar iraniano. Pode ser que não tenha sido intencional", disse Trudeau em coletiva de imprensa.


O premiê canadense insistiu em que estes últimos acontecimentos "reforçam a necessidade de uma investigação exaustiva sobre este assunto".


"Como disse ontem, os canadenses têm perguntas e merecem respostas", disse.


O desastre, que resultou na morte de 176 pessoas, incluindo 63 canadenses, ocorreu pouco depois de Teerã disparar mísseis contra bases militares utilizadas pelo Exército americano no Iraque.


O voo PS752, da Ukrainian International Airlines (UIA), decolou no começo da manhã de quarta-feira de Teerã (hora local, noite de terça no Brasil), com destino a Kiev, mas caiu logo depois.


O presidente americano, Donald Trump, expressou nesta quinta suas "suspeitas" sobre as causas do ocorrido quando, segundo vários veículos, a Inteligência americana está cada vez mais convencida de que o avião foi derrubado pelo Irã por engano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)