(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Netanyahu adverte Irã sobre resposta 'retumbante' em caso de ataque a Israel


postado em 08/01/2020 11:31

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu o Irã, nesta quarta-feira (8), que dará uma resposta "retumbante", caso seu país seja atacado.

"Quem quer que nos ataque receberá uma resposta retumbante", disse Netanyahu, após os disparos de mísseis contra bases usadas pelo Exército americano no Iraque, em resposta ao assassinato do general iraniano Qassem Soleimani.

"O que eu digo hoje aqui abertamente (...), vários líderes do Oriente Médio também pensam", insistiu.

No domingo, uma autoridade iraniana havia ameaçado transformar cidades israelenses em "pó", "se os Estados Unidos reagirem à resposta militar" iraniana, após a morte de Soleimani.

Hoje, o premiê classificou Soleimani de "chefe terrorista" e de "arquiteto" da "campanha de terror" no Oriente Médio. O governo israelense acusa o agora falecido chefe da Força Al-Quds - uma unidade de elite dos Guardiães da Revolução iraniana - de preparar ataques contra o país e de querer fornecer mísseis ao Hezbollah para atacar seu território.

Aliado do Irã, o movimento Hezbollah pediu que se "vingue" a morte de Soleimani, mas apenas atacando interesses americanos na região.

O premiê israelense, que considera o Irã o principal inimigo de Israel, manifestou sua solidariedade para com os Estados Unidos, em uma entrevista coletiva em Jerusalém, na presença do embaixador americano em Israel, David Friedman.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)