(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

México indica novo encarregado de negócios para embaixada na Bolívia


postado em 03/01/2020 17:43

O governo mexicano designou um novo encarregado de negócios para sua embaixada na Bolívia após a embaixadora do México, María Teresa Mercado, ser expulsa de La Paz, informou nesta sexta-feira (3) a chancelaria.

O embaixador de carreira Edmundo Font, "novo gerente interino de negócios", chegou à Bolívia nesta sexta, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Mercado voltou ao México na terça-feira, após autoridades bolivianas terem exigido sua saída devido a um incidente envolvendo diplomatas espanhóis em sua residência, onde estão isolados os colaboradores do ex-presidente Evo Morales.

A embaixadora foi declarada "persona non grata" pela presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, na segunda-feira, após a denúncia sobre diplomatas espanhóis que haviam entrado na residência de Mercado em La Paz com pessoal de segurança encapuzado e aparentemente armado.

Segundo o governo boliviano, os espanhóis queriam ajudar na fuga do ex-ministro da Presidência Juan Ramón Quintana, braço direito de Morales desde 2006.

O governo mexicano denunciou várias vezes que sua embaixada sofre de "assédio", já que seu acesso é controlado pela polícia e moradores próximos.

Na residência mexicana, encontraram asilo entre nove e dez ex-funcionários de Morales, investigados por "sedição e terrorismo" pelos distúrbios que se seguiram à renúncia de Morales em 10 de novembro, cuja repressão causou mais de três dezenas de mortes no país.

O ex-presidente boliviano renunciou após os protestos da oposição causados por sua reeleição em outubro, num pleito marcado por acusações de fraude e depois de perder o apoio da polícia e das forças armadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)