(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA envia soldados para reforçar segurança de sua embaixada no Iraque


postado em 31/12/2019 14:01

Os Estados Unidos enviaram reforços militares a Bagdá nesta terça-feira para proteger sua embaixada, invadida por uma multidão, anunciou o secretário de Defesa Mark Esper.

"Tomamos medidas de proteção adequadas para a segurança dos cidadãos, militares e diplomatas dos Estados Unidos no país e para garantir nosso direito de autodefesa. Enviamos forças adicionais para apoiar nossa equipe na embaixada", afirmou ele em comunicado.

O Departamento de Estado americano, por sua vez, afirmou que o pessoal da embaixada americana em Bagdá está seguro e não há planos de evacuar.

O porta-voz do Departamento de Estado também disse que o embaixador americano no Iraque, Matt Tueller, que estava fora da sede em uma viagem pessoal, está voltando para a embaixada.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, por sua vez, alertou o Iraque nesta terça-feira que Washington protegerá seus cidadãos em Bagdá.

Em um telefonema ao primeiro-ministro iraquiano Adel Abdel Mahdi e ao presidente Barham Saleh, Pompeo "deixou claro que os Estados Unidos protegerão e defenderão seus cidadãos, que estão lá para apoiar um Iraque soberano e independente", disse o Departamento de Estado em uma declaração.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)