(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rússia testa sua Internet 'soberana'


postado em 23/12/2019 11:54

A Rússia fará um balanço nesta segunda-feira (23) do teste de alguns equipamentos que, em princípio, vão-lhe permitir isolar a Internet no país dos servidores mundiais e garantir seu funcionamento, mesmo em caso de uma ciberguerra mundial.

Estes testes acontecem no marco de uma polêmica lei que entrou em vigor no início de novembro. Seus críticos temem que possa ser usada para censura, mas o governo nega.

Segundo o Ministério russo das Comunicações, citado pela agência pública RIA Novosti, trata-se de testar, em zonas especializadas, mecanismos de reação a "ameaças" no funcionamento estável e seguro de Internet na Rússia.

Os internautas "sequer se darão conta de que estes testes estão sendo realizados", afirmou o porta-voz do Ministério, Evgueni Novikov, citado pela agência.

Segundo a televisão pública russa Rossiya 24, já foram feitos testes em vários níveis nas últimas duas semanas. "O objetivo é assegurar a estabilidade e o funcionamento da Internet no território russo sob qualquer circunstância", declarou o vice-ministro das Comunicações, Alexei Sokolov, ao canal.

Segundo o Kremlin, esta lei está pensada para proteger o "segmento russo" de Internet, caso haja uma desconexão dos grandes servidores mundiais, situados na Europa e nos Estados Unidos. O objetivo é permitir que os serviços do Estado e a rede bancária russa funcionem, mesmo em caso de uma guerra, ou de ciberataques em massa.

Com o procedimento, vai-se reorganizar o tráfego de Internet para reduzir a quantidade de dados transmitidos do exterior.

Para isso, os provedores de acesso deverão instalar uma infraestrutura especial, proporcionada pelas autoridades, nas redes sociais para 2021. Neste ano, acontecem as próximas eleições legislativas.

Não foram divulgados detalhes sobre esta infraestrutura especial, mas esta tecnologia permitirá à Polícia russa de Internet - a Roskomnadzor - realize, se necessário, uma "inspeção profunda de pacotes" (DPI), ou seja, uma análise de todo tráfego que transitar pelos servidores russos e redirecionar o fluxo para sites, ou serviços específicos.

A Roskomnadzor também poderá bloquear qualquer página, ou conteúdo, diretamente, uma tarefa que hoje recai para as operadoras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)