(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EUROPEAN NEWSPAPER AWARD

Design premiado na Europa

Quatro primeiras páginas do Estado de Minas são premiadas em uma das mais importantes competições internacionais de design de jornais. Mais de 4 mil conteúdos foram analisados


postado em 13/12/2019 04:00 / atualizado em 12/12/2019 23:16


O Estado de Minas conquistou quatro prêmios na 21ª edição do European Newspaper Award, que reconhece o melhor do design editorial em jornais no mundo e é um dos mais importantes concursos nesta área. Três dos prêmios são na categoria Capa e Cobertura Regional e um na categoria Primeira Página – Regional. Participaram da edição deste ano 184 jornais de 25 países de todas as partes do mundo. Ao todo foram enviadas mais de 4 mil publicações, divididas em 20 categorias, que passaram por criterioso processo de análise de 17 juízes. Além do conteúdo impresso, foram julgados 286 conteúdos digitais de 11 países.

A primeira página Brasil volta a copiar o horror, publicada em 14 de março de 2019, sobre o massacre feito por dois atiradores em escola em Suzano, no interior de São Paulo, quando 10 pessoas foram executadas. A versão impressa mostra a imagem do atirador e mostra a evolução das mortes por ataques de alunos ou ex-estudantes de instituições de ensino nos Estados Unidos e no Brasil.



A cobertura de outro massacre, desta vez no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará, onde 57 detentos foram brutalmente mortos durante uma briga de facções, garantiu prêmio na mesma categoria para a capa O país que banalizou a barbárie. A primeira página publicada em 30 de julho traz uma imagem de uma mão ensanguentada, com o mapa do Brasil ao centro.

A terceira premiada na categoria foi a primeira página Pátria Armada, de 15 de janeiro deste ano, que abordou a assinatura pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, do decreto que permitia a cidadãos a posse de até quatro armas de fogo em casa.



Para o subeditor, Júlio Moreira, responsável pelo design das quatro capas em parceria com Janey Costa e Qui- nho, os prêmios confirmam a tradição do Estado de Minas em surpreender o leitor. “Uma tendência reconhecida internacionalmente da nossa primeira página. Já são dezenas de prêmios conquistados. Vale lembrar que este ano, o Estado de Minas já tinha ganho dois prêmios de primeira página no 40º Concurso da Society for News Design (SND). É muito bom ver o trabalho reconhecido.”

O quarto prêmio na 21ª European Newspaper Award foi para a capa especial, que uniu a primeira página e a contracapa do Estado de Minas, numa homenagem às vítimas do rompimento da barragem de minério da Vale em Brumadinho. A edição, de 25 de fevereiro, marcou o primeiro mês da tragédia. O material vencedor foi ilustrado com uma imagem feita pelo repórter fotográfico do Estado de Minas Alexandre Guzanshe e a lista de mortos e desaparecidos. “Estava fazendo uma pauta com a repórter Junia Oliveira quando vi o coração formado na lama em uma rua que dava acesso à área coberta de rejeitos pelo rompimento”. Em 2016, Guzanshe teve suas fotografias para o especial sobre as vítimas da tragédia em Mariana, também provocada por um rompimento de barragem, premiadas na competição europeia.



Para o diretor de Redação do Estado de Minas, Carlos Marcelo, os trabalhos premiados têm um elemento em comum: o arrojo gráfico a serviço da notícia. "O Estado de Minas já criou uma tradição de surpreender o leitor com imagens de impacto em suas capas, e as escolhas dos jurados europeus representam mais um reconhecimento do esforço de nossa equipe".
A cerimônia de premiação será em Viena, na Áustria, em 26 de abril.

Outros prêmios

Também neste ano, o Estado de Minas conquistou dois prêmios de excelência na 40ª edição do concurso da Society for News Design (SND), considerado o “Oscar” do design de jornais no mundo. O EM foi um dos oito veículos brasileiros vencedores e o único representante de fora do eixo Rio-São Paulo. Os trabalhos premiados foram “Carnaval 2018: respeito, diversidade e inclusão”; primeira página publicada na edição de 12 de fevereiro de 2018; e “Estradas da morte/Basquiat em Belo Horizonte”; primeira página de 14 de julho de 2018.

As duas primeiras páginas do Estado de Minas passaram pelo rigoroso processo de seleção da SND, conduzido por 22 jurados, que avaliaram mais de 4,8 mil trabalhos inscritos. Segundo a SND, os prêmios concedidos anualmente são destinados “a publicações que desafiam e inspiram” a produção de conteúdo jornalístico “em busca de nova soluções” para o segmento. As páginas foram desenhadas pelo subeditor Júlio Moreira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)