(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jihadistas invadem hotel na capital da Somália


postado em 10/12/2019 19:13

As forças de segurança somalis tentavam nesta terça-feira acabar com dois membros do grupo islâmico radical shebab entrincheirados em um hotel do centro de Mogadíscio, geralmente frequentado por políticos e militares.

O ataque começou por volta das 19H00 (13H00 Brasília) e o comando, integrado por quatro jihadistas, trocou tiros com as forças de segurança posicionadas em dois postos de controle em torno da sede da presidência somali.

A subchefe da polícia somali, Zakia Hussen, informou no Twitter que "as forças de segurança socorreram 82 pessoas, incluindo civis e oficiais".

Hussen revelou que dois agressores foram mortos e outros dois permanecem entrincheirados no Hotel SYL.

Até o momento não há informação oficial sobre vítimas do ataque.

Mais cedo, o oficial Ibrahim Mohamed revelou que "as forças de segurança lutavam contra vários atacantes entrincheirados no hotel", e prometeu um "rápido desfecho" para a situação.

O Hotel SYL foi alvo do grupo islamista shebab várias vezes no passado.

Nesta terça, o grupo publicou em uma página on-line ligada ao jihadismo que havia lançado uma operação "segundo o planejado", sem dar detalhes.

"Estava perto do hotel quando começaram os disparos", relatou Abdukadir Ahmed, que testemunhou o ocorrido.

"As forças de segurança ao redor dos postos de controle do palácio (presidencial) disparavam metralhadoras, mas não sabemos exatamente quem estava lutando contra quem", acrescentou.

O palácio presidencial e o gabinete do primeiro-ministro ficam muito perto do SYL. Ambos estão localizados em uma parte da capital sob forte segurança.

Outras testemunhas disseram que vários agressores haviam tentado entrar no hotel.

Um atentado com carro-bomba no hotel em agosto de 2016 matou 15 pessoas e causou grandes danos. Pelo menos 14 pessoas morreram em um ataque anterior contra o hotel, em fevereiro daquele mesmo ano. Um primeiro ataque em janeiro de 2015 deixou cinco mortos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)