(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente do Irã divulga orçamento de 'resistência' contra sanções dos EUA


postado em 08/12/2019 09:13

O presidente iraniano, Hassan Rohani, apresentou ao Parlamento, neste domingo (8), um "orçamento de resistência" para enfrentar as sanções econômicas asfixiantes dos Estados Unidos.

"No próximo ano, assim como durante este ano, nosso orçamento será um orçamento de resistência e de perseverança contra as sanções", afirmou Rohani em declarações divulgadas pela rádio estatal.

"Este orçamento anuncia para o mundo que, apesar das sanções, estaremos em condições de administrar o país, particularmente no domínio petroleiro", acrescentou Rohani, cujo país é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

O projeto de orçamento, cujo exercício começa no final de março de 2020, foi anunciado semanas depois de um forte aumento do preço da gasolina, o que provocou manifestações duramente reprimidas em meados de novembro.

Rohani justificou esse aumento da gasolina, alegando que o Estado não tinha outra solução para ajudar as "famílias de renda média e baixca que sofrem com a situação econômica criada pelas sanções" americanas.

Neste domingo, no discurso no Parlamento, Rohani anunciou um aumento de 15% para o funcionalismo público.

Em 2018, os Estados Unidos se retiraram unilateralmente do acordo sobre o programa nuclear do Irã firmado em 2018 e restabeleceram duras sanções econômicas. A medida afundou o país em uma forte recessão.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que, em 2019, o PIB iraniano cairá 9,5%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)