(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dois indígenas são mortos em novo ataque no Maranhão


postado em 07/12/2019 19:55

Dois indígenas morreram e outros dois ficaram feridos neste sábado (7) em um ataque a tiros no Maranhão (nordeste), informaram as autoridades.

Segundo comunicado da Fundação Nacional do Índio (Funai), os indígenas foram atingidos por disparos efetuados por ocupantes de um veículo, à margem de uma estrada que atravessa a Terra Indígena Cana Brava, da etnia Guajajara.

Ainda segundo a Funai, como forma de protesto, os indígenas bloquearam a rodovia BR-226 nos dois sentidos.

Nesta mesma região, 500 km ao sul de São Luís, capital do Maranhão, foi morto outro líder indígena no começo de novembro.

Paulino Guajajara, morto no território indígena Arariboia após sofrer uma emboscada de madeireiros, pertencia ao "Guardiães da Floresta", um grupo de mais de uma centena de indígenas guajarara, criado para proteger seus territórios de invasões no Maranhão, onde são frequentes os confrontos por terras.

"A Polícia Federal já enviou uma equipe ao local e irá investigar o crime e a sua motivação. Vamos avaliar a viabilidade do envio de equipe da Força Nacional à região. Nossa solidariedade às vítimas e aos seus familiares", afirmou no Twitter o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que lamentou o atentado.

"Até quando isso vai acontecer? Quem será o próximo?", escreveu no Instagram a líder indígena Sonia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e que está em viagem pela Europa para denunciar as políticas do presidente Jair Bolsonaro.

Desde antes de assumir o posto, em 1º de janeiro, Bolsonaro dizia que não permitiria novas demarcações de terras indígenas e defende a exploração de recursos naturais em reservas.

As invasões de terras indígenas têm aumentado este ano, segundo dados do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), vinculado à Igreja Católica e que elabora informes anuais sobre a violência contra os povos originários do Brasil.

Entre janeiro e setembro de 2019, o CIMI registrou 160 invasões de traficantes de madeira ou iones de traficantes de madeira ou mineiros ilegais em terras indígenas, aumento de 44% em relação aos incidentes registrados em todo o ano de 2018.

No ano passado, CIMI reportou 135 assassinatos de indígenas em Brasil, 25 a mais que em 2017.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)