(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Centro de migrantes em Madri é evacuado por causa de explosivo


postado em 04/12/2019 11:31

Um centro juvenil que abriga migrantes em Madri usado pela extrema direita para vincular a migração a um suposto aumento da violência foi evacuado nesta quarta-feira quando uma granada foi encontrada, informou a polícia.

"Era uma granada de mão de treinamento com pouca carga dentro, que aparentemente poderia ter sido lançada do lado de fora em uma sacola plástica", informou um porta-voz da Polícia Nacional.

A polícia recebeu o alerta e as primeiras patrulhas isolaram o local e evacuaram os internos do centro de recepção de menores, incluindo migrantes desacompanhados, localizados no bairro de Hortaleza, informou o porta-voz.

Em seguida, "esperaram a chegada de cães farejadores e dos agentes do Tedax (corpo especializado em explosivos) para fazer a detonação controlada", apontou a fonte, acrescentando que a origem da granada é investigada.

Esse centro juvenil ganhou notoriedade quando o líder do partido de extrema direita Vox, Santiago Abascal, o usou durante um debate televisionado antes das legislativas de 10 de novembro como exemplo para tentar associar a migração ao crime.

O Vox, partido ultra-nacionalista que chegou a exigir a expulsão de todos os menores estrangeiros desacompanhados, obteve o terceiro lugar nas eleições com 52 deputados no Parlamento.

Suas informações falsas ou manipuladas sobre migração provocaram a indignação da Defensoria Pública espanhola, que denunciou a multiplicação de "mensagens racistas" que justificariam ataques contra menores estrangeiros.

O partido de esquerda Más País denunciou ataques a vários menores desacompanhados nos últimos dias na capital espanhola.

"Essas crianças não precisam de mais violência, já sofreram o suficiente em suas vidas. Parem de semear o ódio contra elas. O ódio se espalha e não pode ser controlado", tuitou Ione Belarra, líder do Podemos, partido de esquerda radical que negocia para formar um governo de coalizão com os socialistas de Pedro Sánchez.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)