(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça boliviana aprova extradição de narcotraficante para Brasil


postado em 26/11/2019 09:31

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Bolívia informou nesta segunda-feira que aprovou a extradição para o Brasil do narcotraficante boliviano Pedro Montenegro, que provocou um terremoto na polícia local por suas ligações com a alta cúpula policial.

"Foi aprovada a extradição (...) em uma resolução do mês de outubro", informou à imprensa local a presidente do TSJ, María Cristina Díaz, que explicou que os trâmites legais e diplomáticos foram paralisados com a convulsão política que abalou o país após as eleições gerais.

A chancelaria boliviana revelou que, em meados de maio passado, o Brasil pediu a extradição de Montenegro, dias após ser detido, quando a imprensa local publicou fotos do traficante ao lado de comandantes da polícia da cidade de Santa Cruz (leste).

O escândalo provocou a destituição e posterior prisão do chefe da polícia especializada FELCC de Santa Cruz, Gonzalo Medina, e de outros membros de sua unidade.

Montenegro não apenas transitava entre os comandantes da polícia, mas também teve sua ficha criminal apagada dos sistemas de dados da instituição.

O Brasil emitiu uma ordem de captura internacional contra Montenegro por tráfico de drogas em julho de 2015, mas o escritório da Interpol-Bolívia apagou o pedido do seu sistema, segundo o ministério do Interior boliviano.

Díaz disse que antes da extradição ocorrerão alguns trâmites administrativos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)