(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pence visita base militar dos EUA no Iraque sem se reunir com nenhum dirigente do país


postado em 23/11/2019 14:55

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, fez uma visita ao Iraque neste sábado sem se encontrar com as autoridades de Bagdá, onde uma pessoa morreu em protestos que continuam a abalar o país.

Segundo produtor da Opep, o Iraque é palco de um movimento de protesto espontâneo e de uma crise social que deixou quase 350 mortos em pouco mais de um mês, um fenômeno sem precedentes desde a queda do ditador Sadam Hussein em 2003, após a invasão americana.

Enquanto a população exige uma reforma do sistema político estabelecido pelos americanos após de 2003, e agora muito influenciado pelo Irã, enquanto Washington, praticamente, se limitou a guardar silêncio.

Uma atitude que, segundo especialistas, confirma o declínio de sua influência no Iraque e até mesmo seu desinteresse naquele país em que o Irã, há anos, "coopta líderes, paga agentes iraquianos e se infiltra em todos os aspectos" da vida política, econômica e religiosa do Iraque", de acordo com um recente vazamento para imprensa de documentos dos serviços de inteligência iranianos.

Há cerca de um ano, o presidente Donald Trump comemorou o Natal na base de Ain al Assad, na região oeste do Iraque, sem se encontrar com nenhum oficial ou visitar Bagdá, a 200 quilômetros de distância, o que resultou na campanha dos simpatizantes do Irã no Parlamento para expulsar os 5.200 soldados que os Estados Unidos enviaram ao Iraque.

Na sua primeira visita ao Iraque como vice-presidente, Pence decidiu celebrar o dia de Ação de Graças com as tropas na mesma base da província de Al Anbar.

No entanto, Pence telefonou para o primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdel Mahdi, durante o dia, informaram à AFP autoridades do país. "Não haverá reunião porque eles falaram ao telefone" e "Abdel Mahdi não irá para Al Anbar", disse uma fonte.

Paralelo a isso, Pence se encontrou em Erbil, capital do Curdistão iraquiano - autônomo -, o presidente da região, Nechirvan Barzani, e seu primeiro-ministro, Masrur Barzani.

Al ser preguntado por la AFP, un portavoz de la presidencia iraquí en Bagdad afirmó que no se le había informado de la visita de Pence, que ha tenido lugar en un contexto de crisis social.

Quando perguntado pela AFP, um porta-voz da presidência iraquiana em Bagdá disse que não havia sido informado da visita de Pence, que ocorreu em um contexto de crise social.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)