(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lituânia e Noruega trocam espiões com Moscou


postado em 15/11/2019 11:55

Lituânia e Noruega trocaram prisioneiros condenados por espionagem - anunciou o chefe do serviço lituano de Inteligência, Darius Jauniskis, nesta sexta-feira (15).

"Nesta sexta ao meio-dia, a operação de troca foi realizada com sucesso. Os cidadãos lituanos Jevgenij Mataitis e Aristidas Tamosaitis, assim como o cidadão norueguês Frode Berg, chegaram bem à Lituânia", disse ele à imprensa, explicando que a troca aconteceu em um posto fronteiriço lituano.

Mais cedo, a Rússia havia anunciado que adotaria "medidas recíprocas", após o indulto presidencial na Lituânia de dois russos condenados em 2017 por espionagem, declarou o diretor dos serviços russos de Inteligência no exterior (SVR), Serguei Naryshkin, nesta sexta.

"Segundo a informação que eu tenho, serão medidas recíprocas", disse Naryshkin, citado pelas agências russas.

Hoje, há pelo menos dois lituanos presos na Rússia por suspeita de espionagem, assim como um norueguês.

Os dois lituanos, Yevgeny Mataitis e Aristidas Tamosaitis, foram condenados a 13 e 12 anos de prisão em 2016, respectivamente.

Já o norueguês, Frode Berg, foi condenado em abril a 14 anos de prisão por reunir informação sobre submarinos nucleares russos. O caso provocou tensões entre Rússia e Noruega.

Em outubro, seu advogado anunciou ter pedido o indulto ao presidente russo, Vladimir Putin.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)