(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pequim disposta a trabalhar com Asean em código de conduta para Mar da China


postado em 03/11/2019 09:43

A China declarou neste domingo (3) que está "disposta a trabalhar" com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) em um código de conduta para o Mar da China Meridional, uma área estratégica reivindicada pelo gigante asiático e por vários países costeiros.

"Estamos dispostos a trabalhar com a Asean para [...] manter a paz e a estabilidade a longo prazo no Mar da China Meridional", disse o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, durante a cúpula anual dos líderes da organização regional em Bangcoc.

A China reivindica a maior parte desse mar, uma rota estratégica do comércio marítimo mundial e uma das mais ricas em recursos e biodiversidade subaquática. O país é acusado de militarizar a área com o envio de navios de guerra e a instalação de postos avançados em suas ilhas.

A Asean (Indonésia, Tailândia, Singapura, Malásia, Filipinas, Vietnã, Birmânia, Camboja, Laos e Brunei) trabalha há anos em um código de conduta.

Li Keqiang falou neste domingo sobre os progressos alcançados neste texto que pode ser ratificado em três anos e descreveu o documento como "um ponto de referência importante" para futuras negociações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)