(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OMC considera que Índia subsidiou indevidamente exportações para EUA


postado em 31/10/2019 17:42

A Organização Mundial do Comércio (OMC) disse nesta quinta-feira (31) que a Índia subsidiou indevidamente exportações avaliadas em bilhões de dólares, confirmando as queixas apresentadas pelos Estados Unidos.

Um painel de arbitragem da OMC concedeu a Nova Délhi de três a seis meses para eliminar subsídios proibidos, que foram objeto de uma queixa da organização apresentada no ano passado por Washington.

O representante comercial americano, Robert Lighthizer, descreveu as conclusões da OMC como uma "vitória retumbante para os Estados Unidos".

Segundo ele, milhares de empresas indianas receberam subsídios que totalizam mais de 7 bilhões de dólares por ano, o que fez com que as exportações cobertas disparassem nas últimas décadas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a Índia este ano, acusando a gigantesca economia asiática de comércio desleal.

No início deste ano, ele retirou da Índia os benefícios que permitiam algumas importações isentas de impostos para os Estados Unidos, alegando que a Índia se recusou a conceder um acesso mais amplo a produtos fabricados nos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)