(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Peronista Fernández é eleito presidente da Argentina no primeiro turno

Advogado de 60 anos assumirá em, 10 de dezembro, a presidência de um país mergulhado em uma grave crise econômica


postado em 27/10/2019 21:21 / atualizado em 27/10/2019 22:27

(foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP)
(foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP)

O peronista de centro-esquerda Alberto Fernández venceu, em primeiro turno, a eleição presidencial da Argentina, contra o presidente Maurício Macri. O peronista de centro-esquerda Alberto Fernández se elegeu neste domingo (27) presidente da Argentina no primeiro turno, superando o chefe de Estado liberal Mauricio Macri, que encerrará seu mandato com a pior crise da história do país em 17 anos.

Com 90% das urnas apuradas, Fernández obteve 47,59% dos votos, contra 40,96% de Macri. Com o resultado, este advogado de 60 anos, cabeça da chapa formada com a ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015), assumirá em 10 de dezembro a Presidência de um país com 44 milhões de habitantes e que está mergulhado em uma grave crise econômica.

"É um grande dia para a Argentina", disse mais cedo Fernández, exibindo um largo sorriso, ao sair com ar vitorioso de sua casa para cumprimentar os simpatizantes depois do encerramento da votação. Para vencer no primeiro turno, Fernández precisava de 45% dos votos ou 40% mais dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado. 

Em meio a um clima de tensão em vários países da América Latina, com protestos maciços em Chile, Bolívia e Equador, crise na Venezuela e eleições no vizinho Uruguai, o pleito na Argentina é chave para a configuração das forças na região.


"Paciência e tranquilidade"

Milhares de pessoas cantavam e pulavam em frente ao comando de campanha da Frente de Todos aos gritos de "Se sente, se sente, Alberto presidente!", em meio a bandeiras com o retrato da ex-presidente.

Nora Martínez, agente de 59 anos, era uma delas. "Quero que este governo saia logo, em quatro anos fizeram um dano muito grande ao país".

Enquanto isso, os rostos de desapontamento no comando da campanha governista eram cada vez mais visíveis. Mas até o momento, Macri não se pronunciou.

Engenheiro, também com 60 anos, Macri termina sem mandato com um país mergulhado em sua pior crise econômica desde 2001, com uma inflação elevada (37,7% em setembro) e um aumento da pobreza (35,4%). O presidente se defende, afirmando que precisou fazer ajustes para pôr ordem no desequilíbrio econômico que encontrou ao assumir em 2015, e que a partir de agora os resultados virão.

Ao menos o Juntos pela Mudança, a coalizão presidencial, assegurou a prefeitura de Buenos Aires com a reeleição de Horacio Rodríguez Larreta, que obteve 55,51% dos votos e se manterá como chefe do Executivo da capital.

Em segundo lugar, mas bem próximo, ficou o candidato do peronismo de centro-esquerda, Matías Lammens, com 35,42% dos votos.

"Pressão sobre o peso"

Os investidores temem que a vitória de Fernández implique o retorno das políticas intervencionistas do kirchnerismo (2003-2015). Analistas se perguntam ainda quem vai governar: se Fernández - ex-chefe de gabinete de Cristina e seu marido, o falecido Néstor Kirchner - ou a ex-presidente de 66 anos.

Fernández garantiu mais de uma vez que os depósitos bancários argentinos estão a salvo e rechaçou que se volte a repetir o fantasma da crise de 2001, quando foram congelados os depósitos e 'pesificados' os que eram em dólares.

Mas os argentinos já deram demonstrações de pânico. Desde as primárias, houve saques em moeda americana que superaram os 12 bilhões de dólares (36,4% del total). E só na sexta-feira, o Banco Central perdeu outros US$ 1,755 bilhão em reservas para frear a desvalorização da moeda.

Na segunda, "haverá muita pressão sobre o peso e sobre os bancos, mas os mercados já anteciparam os resultados, a reação não será tão brutal como após as primárias" de agosto, vaticinou Nicolás Saldías, pesquisador do Wilson Center.

"Essa Argentina que sonhamos" 

No último mês, Macri concentrou seus esforços para convencer os indecisos a somar votos que lhe permitam ir para o segundo turno, ao lembrar as denúncias de corrupção contra o kirchnerismo e seu entorno.

Em meados de julho de 2018, em meio a uma corrida bancária, Macri recorreu ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que concedeu ao país um empréstimo de US$ 57 bilhões em troca de um ajuste fiscal que freou ainda mais a economia. Ainda falta a liberação de 13 bilhões de dólares, mas o FMI espera o resultado das eleições. Fernández assegurou que cumprirá com o pagamento.

Mas além dos mercados, precisa dar segurança aos milhões de pessoas que votaram em Macri. "Fernández deverá restaurar a confiança no kirchnerismo. Nos próximos meses e até assumir (em 10 de dezembro), Macri será o presidente e Fernández terá o poder", explicou Saldías.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)