(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pequenas frustrações cotidianas que irritam os chilenos


postado em 25/10/2019 23:55

Pedágios astronômicos, praias com acesso restrito, escândalos de sonegação fiscal e uma elite que se considera acima da lei foram algumas das fagulhas cotidianas que alimentaram a atual crise social no Chile.

- Chega de pedágio -

Estradas modernas que ligam Santiago ao resto do país provocam inveja em muitos visitantes latino-americanos, mas para os chilenos utilizar estas vias tem um alto preço, pago em pedágios eletrônicos ou manuais.

São inúmeros os caminhoneiros irritados com as concessionárias que administram as estradas e os usuários fartos de pagar pedágio a cada poucos quilômetros.

Pedimos "que cobrem o que é justo (...), tenho renegociado com as principais estradas e ainda estou devendo", disse à AFP Marcelo Aguirre, um dos caminhoneiros que nesta sexta-feira aderiu aos protestos sob o #NoMasTag (NãoMaisPedágio).

- Praias dos ricos -

O mar e os lagos são de todos, mas não as praias. Assim entendem milhares de chilenos, que a cada verão enfrentam cercas e obstáculos impostos por donos de luxuosas residências.

Em pleno verão austral de 2019, um vídeo com o presidente da empresa chilena de gás Gasco, Matías Pérez Cruz, se transformou em um símbolo destas denúncias. Às margens de um lago no sul do país, o empresário expulsou veranistas que descansavam em um local afirmando que se tratava de sua propriedade.

As praias e terrenos que cercam os cursos d'água são públicos, mas denúncias de casos similares ao do empresário se multiplicam nas redes sociais e nos tribunais do país, dando a impressão de que o dinheiro compra tudo.

- "Corrupção" -

Em 2015, durante o segundo governo da socialista Michelle Bachelet (2014-2018), explodiu o primeiro grande caso de corrupção em décadas no Chile, envolvendo financiamento ilegal de campanha e crimes tributários, o que levou à condenação de dois controladores de um dos mais poderosos grupos econômicos do Chile, mas apenas à liberdade vigiada e a aulas de ética.

O escândalo foi seguido por uma série de casos de corrupção empresarial, conluio e delitos políticos, mas que só provocaram penas alternativas, e ninguém foi preso.

"Aulas de ética para os ricos e prisão para os pobres", foi assim que os chilenos entenderam a resposta da justiça, o que alimentou ainda mais o rancor popular.

- A saúde de mulheres e crianças custa mais -

Mulheres com idade reprodutiva e crianças pagam mais, pelo menos nos planos de saúde privados chilenos.

A isto se soma a dificuldade dos chilenos em comprar medicamentos, talvez os mais caros da América Latina.

No sistema de saúde público, a regra são longas filas e muito tempo de espera por um especialista ou uma cirurgia.

Na saúde a lógica é a mesma (...) o mercado manda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)